ALERTA EPIDEMIA: MODELO DE JOGO DE TABULEIRO PARA DESAFIAR O ENSINO DOS CONHECIMENTOS EM SAÚDE NAS ESCOLAS CAPIXABAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99158 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5943 "inscrito_id" => 15639 "titulo" => "ALERTA EPIDEMIA: MODELO DE JOGO DE TABULEIRO PARA DESAFIAR O ENSINO DOS CONHECIMENTOS EM SAÚDE NAS ESCOLAS CAPIXABAS" "resumo" => "O jogo de tabuleiro é uma ferramenta pedagógica universal, capaz de envolver os estudantes em reflexões, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação sobre suas práticas cotidianas, criando um ambiente de aprendizagem dinâmico. Este oportuniza explorar conhecimentos científicos de forma prática e divertida, além de ampliar as habilidades socioemocionais, tais como trabalho em equipe, tomada de decisões e resolução de problemas. Sendo assim, o objetivo deste estudo é apresentar o desenvolvimento do jogo de tabuleiro colaborativo "ALERTA EPIDEMIA: OPERAÇÃO CAPIXABA" e avaliar seu potencial como ferramenta para abordar conteúdos de saúde pública nas aulas de ciências do 7º ano do ensino fundamental, utilizando a abordagem do modelo MDA (Mecânica, Dinâmica e Estética) com posterior análise qualitativa da experiência dos jogadores. O jogo foi baseado em habilidades propostas para o conteúdo de saúde pública na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em jogos com abordagens semelhantes. A narrativa do jogo permite aos estudantes visualizar o mapa do estado do Espírito Santo, criando um ambiente interativo para o aprendizado em saúde através de uma simulação de infecção em grande escala e estratégias de controle e cura para as doenças. No contexto educacional pós pandemia do COVID-19, os conteúdos em saúde pública ganharam destaque em meio a um cenário de fake news e movimentos anti-ciência. Assim, pretendemos demonstrar que elementos importantes, como medidas de prevenção, vacinação e estrutura do sistema de saúde pública são conteúdos que podem ser discutidos por meio de jogos de tabuleiro educacionais e tem potencial de diversificar a experiência de aprendizagem dos estudantes, promovendo envolvimento significativo e efetivo durante a consolidação do processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15639_TB5943_10122023211138.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA ROSS POEYS JACINTO" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA ROSS" "autor_email" => "barbarapoeys1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99158 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5943 "inscrito_id" => 15639 "titulo" => "ALERTA EPIDEMIA: MODELO DE JOGO DE TABULEIRO PARA DESAFIAR O ENSINO DOS CONHECIMENTOS EM SAÚDE NAS ESCOLAS CAPIXABAS" "resumo" => "O jogo de tabuleiro é uma ferramenta pedagógica universal, capaz de envolver os estudantes em reflexões, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação sobre suas práticas cotidianas, criando um ambiente de aprendizagem dinâmico. Este oportuniza explorar conhecimentos científicos de forma prática e divertida, além de ampliar as habilidades socioemocionais, tais como trabalho em equipe, tomada de decisões e resolução de problemas. Sendo assim, o objetivo deste estudo é apresentar o desenvolvimento do jogo de tabuleiro colaborativo "ALERTA EPIDEMIA: OPERAÇÃO CAPIXABA" e avaliar seu potencial como ferramenta para abordar conteúdos de saúde pública nas aulas de ciências do 7º ano do ensino fundamental, utilizando a abordagem do modelo MDA (Mecânica, Dinâmica e Estética) com posterior análise qualitativa da experiência dos jogadores. O jogo foi baseado em habilidades propostas para o conteúdo de saúde pública na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em jogos com abordagens semelhantes. A narrativa do jogo permite aos estudantes visualizar o mapa do estado do Espírito Santo, criando um ambiente interativo para o aprendizado em saúde através de uma simulação de infecção em grande escala e estratégias de controle e cura para as doenças. No contexto educacional pós pandemia do COVID-19, os conteúdos em saúde pública ganharam destaque em meio a um cenário de fake news e movimentos anti-ciência. Assim, pretendemos demonstrar que elementos importantes, como medidas de prevenção, vacinação e estrutura do sistema de saúde pública são conteúdos que podem ser discutidos por meio de jogos de tabuleiro educacionais e tem potencial de diversificar a experiência de aprendizagem dos estudantes, promovendo envolvimento significativo e efetivo durante a consolidação do processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15639_TB5943_10122023211138.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA ROSS POEYS JACINTO" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA ROSS" "autor_email" => "barbarapoeys1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }