O artigo descreve um projeto de extensão executado pelo IFTO - Campus Araguatins, que parte da premissa de restabelecer a importância da leitura que perdeu-se ao longo do período pandêmico e pós-pandêmico, com a utilização da tecnologia. O projeto abrange a garantia de acesso a computadores aos discentes das escolas parceiras, a criação de uma plataforma informativa, educativa e gamificada de acesso ao portal de domínio público (Cyberteca) e o incentivo à leitura de conteúdos públicos. Objetiva-se apresentar o resultado das aplicações nas diferentes unidades de ensino, bem como expor a importância da relação leitura-tecnologia. Utilizou-se como metodologia o estudo de caso afim de obter-se um estudo aprofundado sobre as unidades de ensino, as quais foram: Escola Estadual Isolada Boa Sorte, Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho. Destaca-se nos resultados a relevância de novos recursos pedagógicos no âmbito educacional e a inclusão digital na tentativa de atingir e amparar uma maior parte dos educandos, também é incluído reuniões com a equipe, visitas às escolas para apresentação do projeto, publicações das atividades realizadas na rede social Instagram, criação de material de capacitação para docentes e discentes, a criação da plataforma Cyberteca e a entrega de computadores às escolas como garantia de acesso ao sistema. Acentua-se ainda, que o sistema de acesso a livros de domínio público desenvolvido traz uma nova maneira de apresentar os conteúdos de forma dinâmica, estimulando assim, o interesse pelo ato de ler. Este projeto é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada de forma positiva para melhorar a educação e incentivar a leitura, especialmente em tempos de pandemia e pós-pandemia. Ele demonstra a importância da inclusão digital para atender a uma maior parte dos educandos e fornece insights para a criação de novos recursos pedagógicos.