GESTÃO ESCOLAR: PERCURSOS E PERCALÇOS DAS RELAÇÕES COTIDIANAS COM OS SABERES E AS FIGURAS DO APRENDER
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95226 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 768 "inscrito_id" => 4984 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: PERCURSOS E PERCALÇOS DAS RELAÇÕES COTIDIANAS COM OS SABERES E AS FIGURAS DO APRENDER" "resumo" => "O presente estudo se constitui de uma reflexão acerca do papel da gestão escolar no que se refere aos percursos e percalços das relações cotidianas com os saberes e as figuras do aprender, considerando o processo de composição histórica da gestão escolar, sendo esta, uma importante dimensão dinâmica da sociedade. As indagações a que se pretende responder nesta pesquisa envolvem a compreensão das ações desenvolvidas pela gestão escolar e as relações estabelecidas nesse contexto influenciam a construção dos saberes articulados com as figuras do aprender. O perfil metodológico ora utilizado enfatizou a abordagem qualitativa mediante revisão de literatura. Assim, sua perspectiva está baseada nos referenciais teóricos: Charlot (2000), Libâneo (2012), Freitag (1974), Soares (2012), Lück (2009), Saviani (2011), dentre outros, além dos dispositivos legais que normatizam a educação brasileira. Tais referências evidenciam que, a gestão escolar está intimamente ligada ao processo institucional e de ensino aprendizagem na medida em que amplia sua função frente às exigências da qualidade da educação. A partir dos resultados obtidos é possível compreender a infinitude da aprendizagem humana, onde esta, dar-se por meio das interações cognitivas e sociais estabelecidas com as figuras que compõe o contexto escolar. Conclui-se que, refletir sobre relações que oportunizem a construção dos saberes é de suma importância para a compreensão das relações epistêmicas, sociais e identitária desse ser imerso no processo de aprendizagem dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4984_TB768_03052023214601.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA GLAUCIA VAZ MENDES" "autor_nome_curto" => "Gláucia Vaz" "autor_email" => "glaucya_vaz@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ (ESTÁCIO FIC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95226 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 768 "inscrito_id" => 4984 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: PERCURSOS E PERCALÇOS DAS RELAÇÕES COTIDIANAS COM OS SABERES E AS FIGURAS DO APRENDER" "resumo" => "O presente estudo se constitui de uma reflexão acerca do papel da gestão escolar no que se refere aos percursos e percalços das relações cotidianas com os saberes e as figuras do aprender, considerando o processo de composição histórica da gestão escolar, sendo esta, uma importante dimensão dinâmica da sociedade. As indagações a que se pretende responder nesta pesquisa envolvem a compreensão das ações desenvolvidas pela gestão escolar e as relações estabelecidas nesse contexto influenciam a construção dos saberes articulados com as figuras do aprender. O perfil metodológico ora utilizado enfatizou a abordagem qualitativa mediante revisão de literatura. Assim, sua perspectiva está baseada nos referenciais teóricos: Charlot (2000), Libâneo (2012), Freitag (1974), Soares (2012), Lück (2009), Saviani (2011), dentre outros, além dos dispositivos legais que normatizam a educação brasileira. Tais referências evidenciam que, a gestão escolar está intimamente ligada ao processo institucional e de ensino aprendizagem na medida em que amplia sua função frente às exigências da qualidade da educação. A partir dos resultados obtidos é possível compreender a infinitude da aprendizagem humana, onde esta, dar-se por meio das interações cognitivas e sociais estabelecidas com as figuras que compõe o contexto escolar. Conclui-se que, refletir sobre relações que oportunizem a construção dos saberes é de suma importância para a compreensão das relações epistêmicas, sociais e identitária desse ser imerso no processo de aprendizagem dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4984_TB768_03052023214601.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA GLAUCIA VAZ MENDES" "autor_nome_curto" => "Gláucia Vaz" "autor_email" => "glaucya_vaz@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ (ESTÁCIO FIC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }