ANÁLISE DO DISCURSO E IMAGEM: UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTO IMAGÉTICO NAS PROVAS DO ENADE DE LETRAS-PORTUGUÊS E ESPANHOL
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Demarcando o objeto de estudo desta investigação, procuramos nos ater a seguinte indagação: quais os sentidos possíveis que circulam no discurso do texto imagético vinculado as questões de Letras – português e espanhol da prova do Enade? Lançamos mão de uma abordagem qualitativa a qual trabalha com o universo das significações, tal como afirma Minayo (2014). E que para Knechtel (2014), essa modalidade de pesquisa interpreta as informações por meio de símbolos mediante observação e interpretação semântica. O percurso analítico fundamenta-se na análise de conteúdo conforme Bardin (2011) que estrutura as fases de pré-análise, exploração do material, categorização ou codificação e tratamento dos resultados, inferências e interpretação. Do ponto de vista teórico a pesquisa privilegia os estudos da Análise do Discurso franco-brasileira fundamentada em Pêcheux. Para tanto esse estudo evoca as contribuições de Courtine (2011-2013) que desenvolve dentro da Análise do Discurso os construtos sobre Intericonicidade e Memória discursiva; Orlandi (2007- 2008-2012) que neste estudo, colabora trazendo suas concepções sobre a linguagem e silenciamento; Joly (1996) contribui com os estudos sobre introdução à análise da imagem na perspectiva da semiologia; Rojo (2015) que potencializa a discussão sobre multiletramento; Ribeiro (2016) que versa sobre textos multimodais. Como resultado parcial, foi organizado um formulário para o levantamento e classificação dos tipos de textos não verbais, sendo encontrado: tirinhas, charges, gráficos, pinturas, fotografias etc. A partir desse tipo de enunciado mobilizou-se temas geradores no campo social, cultural e político." 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