O USO DO ANIME POKÉMON PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA “POKÉREVISÃO” DA LITERATURA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95576 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1228 "inscrito_id" => 11753 "titulo" => "O USO DO ANIME POKÉMON PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA “POKÉREVISÃO” DA LITERATURA" "resumo" => "O uso de animes como recursos didáticos não convencionais tem se tornado cada vez mais frequentes no âmbito educacional. Tendo em vista o potencial didático dos animes, o anime Pokémon é especialmente utilizado no ensino de ciências e biologia, uma vez que os personagens do anime são criados a partir de uma similaridade com organismos biológicos. Este anime se trata de uma franquia de mídia com direitos direcionados ao The Pokémon Company, desde 1995. Assim, o objetivo é analisar como o anime Pokémon vem sendo abordado e utilizado no ensino de ciências e biologia, a partir de uma revisão da literatura. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados SciELO, Google Acadêmico, Periódicos CAPES e Education Resources Information Center (ERIC), utilizando as palavras chaves: Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Pokémon; Pokémon Company; Divulgação Científica. Foram encontrados inicialmente 28 trabalhos publicados nos bancos de dados: 15 no Google Acadêmico; 12 no Periódico CAPES; 1 no ERIC; e nenhum artigo no SciELO. Após análise dos trabalhos levantados, identificou-se 14 artigos que contemplam o objetivo deste trabalho. Dentre as áreas temáticas observa-se Micologia (1); Botânica (1); Paleontologia (2); Zoologia dos Vertebrados (3) e Educação (7). Para além de uma abordagem metodológica na sala de aula, sete trabalhos fazem uso da divulgação e letramento científico demonstrando o conceito biológico presente em Pokémon e que, consequentemente, demonstra uma aptidão como recurso didático. Portanto, foi possível identificar a potencialidade do uso de Pokémon como um recurso pedagógico para sala de aula e uma diversidade de temáticas no ensino de ciências e biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11753_TB1228_10122023162604.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDUARDO ANDRADE NETO" "autor_nome_curto" => "José Eduardo" "autor_email" => "eduandrade@academico.ufs." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95576 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1228 "inscrito_id" => 11753 "titulo" => "O USO DO ANIME POKÉMON PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA “POKÉREVISÃO” DA LITERATURA" "resumo" => "O uso de animes como recursos didáticos não convencionais tem se tornado cada vez mais frequentes no âmbito educacional. Tendo em vista o potencial didático dos animes, o anime Pokémon é especialmente utilizado no ensino de ciências e biologia, uma vez que os personagens do anime são criados a partir de uma similaridade com organismos biológicos. Este anime se trata de uma franquia de mídia com direitos direcionados ao The Pokémon Company, desde 1995. Assim, o objetivo é analisar como o anime Pokémon vem sendo abordado e utilizado no ensino de ciências e biologia, a partir de uma revisão da literatura. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados SciELO, Google Acadêmico, Periódicos CAPES e Education Resources Information Center (ERIC), utilizando as palavras chaves: Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Pokémon; Pokémon Company; Divulgação Científica. Foram encontrados inicialmente 28 trabalhos publicados nos bancos de dados: 15 no Google Acadêmico; 12 no Periódico CAPES; 1 no ERIC; e nenhum artigo no SciELO. Após análise dos trabalhos levantados, identificou-se 14 artigos que contemplam o objetivo deste trabalho. Dentre as áreas temáticas observa-se Micologia (1); Botânica (1); Paleontologia (2); Zoologia dos Vertebrados (3) e Educação (7). Para além de uma abordagem metodológica na sala de aula, sete trabalhos fazem uso da divulgação e letramento científico demonstrando o conceito biológico presente em Pokémon e que, consequentemente, demonstra uma aptidão como recurso didático. Portanto, foi possível identificar a potencialidade do uso de Pokémon como um recurso pedagógico para sala de aula e uma diversidade de temáticas no ensino de ciências e biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11753_TB1228_10122023162604.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDUARDO ANDRADE NETO" "autor_nome_curto" => "José Eduardo" "autor_email" => "eduandrade@academico.ufs." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }