O uso de animes como recursos didáticos não convencionais tem se tornado cada vez mais frequentes no âmbito educacional. Tendo em vista o potencial didático dos animes, o anime Pokémon é especialmente utilizado no ensino de ciências e biologia, uma vez que os personagens do anime são criados a partir de uma similaridade com organismos biológicos. Este anime se trata de uma franquia de mídia com direitos direcionados ao The Pokémon Company, desde 1995. Assim, o objetivo é analisar como o anime Pokémon vem sendo abordado e utilizado no ensino de ciências e biologia, a partir de uma revisão da literatura. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados SciELO, Google Acadêmico, Periódicos CAPES e Education Resources Information Center (ERIC), utilizando as palavras chaves: Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Pokémon; Pokémon Company; Divulgação Científica. Foram encontrados inicialmente 28 trabalhos publicados nos bancos de dados: 15 no Google Acadêmico; 12 no Periódico CAPES; 1 no ERIC; e nenhum artigo no SciELO. Após análise dos trabalhos levantados, identificou-se 14 artigos que contemplam o objetivo deste trabalho. Dentre as áreas temáticas observa-se Micologia (1); Botânica (1); Paleontologia (2); Zoologia dos Vertebrados (3) e Educação (7). Para além de uma abordagem metodológica na sala de aula, sete trabalhos fazem uso da divulgação e letramento científico demonstrando o conceito biológico presente em Pokémon e que, consequentemente, demonstra uma aptidão como recurso didático. Portanto, foi possível identificar a potencialidade do uso de Pokémon como um recurso pedagógico para sala de aula e uma diversidade de temáticas no ensino de ciências e biologia.