EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO, PARELHAS/RN
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98230 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4743 "inscrito_id" => 18447 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO, PARELHAS/RN" "resumo" => "Este artigo é um estudo sobre a percepção ambiental dos docentes da Escola Estadual Barão do Rio Branco, localizada na cidade de Parelhas/RN. No desenvolver do trabalho, buscou-se analisar como o meio ambiente e sua preservação podem ser entendidos pelos docentes, suas relações com a educação ambiental e como ela é abordada na escola. Para isto, foi realizado um estudo bibliográfico sobre os temas meio ambiente, percepção e educação ambiental, e uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário semiestruturado, com a finalidade de coletar dados de forma sucinta. Foi possível diagnosticar que a percepção ambiental dos docentes da referida escola está relacionada com a importância da preservação do meio ambiente para garantir a conservação dos recursos naturais das futuras gerações e que os assuntos sobre Educação ambiental mais abordados na escola fazem referência aos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) que tratam do Meio ambiente. A maioria dos professores não tem formação em Educação ambiental, mas tem a preocupação de trabalhar os temas mais importantes para preservação do meio ambiente e são orientados pelo livro didático." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18447_TB4743_19062023092418.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCICLEIDE DOS SANTOS AZEVEDO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "Francicleide" "autor_email" => "francicleidesam@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98230 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4743 "inscrito_id" => 18447 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO, PARELHAS/RN" "resumo" => "Este artigo é um estudo sobre a percepção ambiental dos docentes da Escola Estadual Barão do Rio Branco, localizada na cidade de Parelhas/RN. No desenvolver do trabalho, buscou-se analisar como o meio ambiente e sua preservação podem ser entendidos pelos docentes, suas relações com a educação ambiental e como ela é abordada na escola. Para isto, foi realizado um estudo bibliográfico sobre os temas meio ambiente, percepção e educação ambiental, e uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário semiestruturado, com a finalidade de coletar dados de forma sucinta. Foi possível diagnosticar que a percepção ambiental dos docentes da referida escola está relacionada com a importância da preservação do meio ambiente para garantir a conservação dos recursos naturais das futuras gerações e que os assuntos sobre Educação ambiental mais abordados na escola fazem referência aos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) que tratam do Meio ambiente. A maioria dos professores não tem formação em Educação ambiental, mas tem a preocupação de trabalhar os temas mais importantes para preservação do meio ambiente e são orientados pelo livro didático." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18447_TB4743_19062023092418.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCICLEIDE DOS SANTOS AZEVEDO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "Francicleide" "autor_email" => "francicleidesam@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }