A DANÇA NO “CHÃO DA ESCOLA”: ENTENDENDO O LUGAR DA DANÇA NO ENSINO REGULAR A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97023 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3148 "inscrito_id" => 15393 "titulo" => "A DANÇA NO “CHÃO DA ESCOLA”: ENTENDENDO O LUGAR DA DANÇA NO ENSINO REGULAR A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho visa a refletir sobre o ensino da dança na escola formal de Ensino Médio a partir da experiência no projeto do componente curricular Arte “Eu conto, tu contas”, coordenado pelo professor Alexander Barbozza e realizado no ano de 2022, na Escola de Referência em Ensino Médio EREM Sizenando Silveira, em Recife – PE. A participação no projeto se deu como ministrante/docente das danças Cavalo – Marinho e Ciranda para turmas de 1º e 2º anos. Apoiado na Base Nacional Comum Curricular – BNCC sobre o ensino de Arte, propriamente na competência específica 6 da área de Linguagem e Suas Tecnologias e a habilidade EM13LGG6011(Brasil, 2018, p.488). Nesse contexto, Barbozza visou trabalhar narrativas históricas, das escritas às expressões orais. Na área da Dança, pensou-se na apresentação de manifestações ditas “subalternizadas”, sendo escolhidas estas duas danças tradicionais do Nordeste Brasileiro. O desenvolvimento do projeto abarcou também atividades extracurriculares comuns nas escolas da Rede Estadual de Ensino em Pernambuco, como os jogos internos e feiras culturais, neste caso específico, na ocasião da celebração das Festas Juninas. Busca-se compreender qual o lugar da dança diante do Novo Ensino Médio e a importância de ensinar Danças Tradicionais na escola. Por meio da revisão bibliográfica acerca do ensino da dança na escola e sobre a instituição escola como instrumento de reprodução das questões sociais, o relato das experiências vivenciadas e a escrita deste trabalho se configura como um memorial, desenvolvido durante a disciplina Estágio Curricular em Ensino de Dança 3, no curso de Dança/ licenciatura, ministrada pelo Professor José Roberto do Nascimento Junior, semestre 2022.2, com o intuito de integralizar a carga horária de campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15393_TB3148_30092023203236.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALICE LACERDA LIMA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ALICE" "autor_email" => "alice.lacerda@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97023 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3148 "inscrito_id" => 15393 "titulo" => "A DANÇA NO “CHÃO DA ESCOLA”: ENTENDENDO O LUGAR DA DANÇA NO ENSINO REGULAR A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho visa a refletir sobre o ensino da dança na escola formal de Ensino Médio a partir da experiência no projeto do componente curricular Arte “Eu conto, tu contas”, coordenado pelo professor Alexander Barbozza e realizado no ano de 2022, na Escola de Referência em Ensino Médio EREM Sizenando Silveira, em Recife – PE. A participação no projeto se deu como ministrante/docente das danças Cavalo – Marinho e Ciranda para turmas de 1º e 2º anos. Apoiado na Base Nacional Comum Curricular – BNCC sobre o ensino de Arte, propriamente na competência específica 6 da área de Linguagem e Suas Tecnologias e a habilidade EM13LGG6011(Brasil, 2018, p.488). Nesse contexto, Barbozza visou trabalhar narrativas históricas, das escritas às expressões orais. Na área da Dança, pensou-se na apresentação de manifestações ditas “subalternizadas”, sendo escolhidas estas duas danças tradicionais do Nordeste Brasileiro. O desenvolvimento do projeto abarcou também atividades extracurriculares comuns nas escolas da Rede Estadual de Ensino em Pernambuco, como os jogos internos e feiras culturais, neste caso específico, na ocasião da celebração das Festas Juninas. Busca-se compreender qual o lugar da dança diante do Novo Ensino Médio e a importância de ensinar Danças Tradicionais na escola. Por meio da revisão bibliográfica acerca do ensino da dança na escola e sobre a instituição escola como instrumento de reprodução das questões sociais, o relato das experiências vivenciadas e a escrita deste trabalho se configura como um memorial, desenvolvido durante a disciplina Estágio Curricular em Ensino de Dança 3, no curso de Dança/ licenciatura, ministrada pelo Professor José Roberto do Nascimento Junior, semestre 2022.2, com o intuito de integralizar a carga horária de campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15393_TB3148_30092023203236.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALICE LACERDA LIMA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ALICE" "autor_email" => "alice.lacerda@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }