No trabalho, é apresentado um conjunto de experiências do projeto de intervenção conhecendo o dicionário, realizado durante o período de 2019, no estágio supervisionado do curso de licenciatura em pedagogia da UFMA, Campus Codó. O projeto foi desenvolvido junto da turma do 1º ano do ensino fundamental anos iniciais de uma escola pública de Codó, no estado do Maranhão. No decorrer de três semanas, foram realizadas atividades para apresentação do dicionário de forma a destacar como é a organização e estrutura desse tipo de livro e de que forma ele pode colaborar para o processo de alfabetização. O presente estudo tem como base a Lexicografia Pedagógica e os estudos no campo da Didática, que se ocupam da prática docente e sua importância para o aprendizado. Desse modo, foram utilizados como base teórica os trabalhos de Amorim (2003), Krieger (2012), Franco (2016), Ferreira, Bonfim, Serra (2016) e Serra, Silva e Ferreiro (2019) entre outros. A pesquisa teve um caráter investigativo ao mesmo tempo que foi um trabalho de intervenção que buscou desenvolver resultados para o ensino na escola participante. Durante o desenvolvimento das atividades, percebemos em conversas informais com os professores que o dicionário não era usado nas outras turmas da escola e, por isso, os licenciandos em pedagogia tiveram dificuldade para pensar atividades que envolvessem o uso do dicionário para além da consulta para saber o significado e a ortografia da palavra, conforme planejado no projeto de intervenção do estágio em Pedagogia. Ao introduzir o tema, percebemos que as crianças ainda não conheciam e não sabiam a função do dicionário, muito embora alguns tenham relatado sobre a existência de dicionário em suas casas. Para tentar conversar com eles sobre a temática, foi utilizada a canção do dicionário de Cocoricó e aproveitamos os dicionários que a equipe dispunha. Nesse sentido, foram feitas atividades de manusear, conhecer, observar e conhecer a ordem alfabética dos dicionários. Organizamos as crianças em equipe de quatro e escolhemos com as crianças uma palavra para encontrarmos no dicionário. Além dessas atividades, outras foram produzidas na turma, todas buscando fazer com que as crianças pudessem conhecer o dicionário e ver nele a possibilidade de conhecimento do alfabeto, temática central nos anos iniciais do ensino fundamental.