LAPASSION: UM PROJETO PARA IMPULSIONAR HABILIDADES TÉCNICAS E INTERPESSOAIS COM INOVAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95742 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1440 "inscrito_id" => 12570 "titulo" => "LAPASSION: UM PROJETO PARA IMPULSIONAR HABILIDADES TÉCNICAS E INTERPESSOAIS COM INOVAÇÃO" "resumo" => "O projeto Lapassion (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) foi criado em 2018 por professores na Europa e tem como motivação criar uma solução única para abordar diferentes problemas que afetam a juventude nas Instituições de Ensino Superior (IES), ajudando os estudantes a obter uma melhor formação em termos de inovação, internacionalização, habilidades técnicas e não-cognitivas. O projeto visa desenvolver conjuntos de projetos e práticas multidisciplinares, orientados ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços, nos quais os alunos criam e desenvolvem projetos conjuntos propostos por empresas e outras organizações, proporcionando ideias inovadoras. A metodologia já foi testada e aplicada diversas vezes, com foco em emprego, criatividade, produtividade, inovação e pensamento global. A estruturação do projeto tem como fundamentos a resolução de problemas de forma ativa, consciencialização dos diretores de programas educacionais e administração institucional, treino de supervisores, criação de projetos/estágios multidisciplinares em instituições associadas para permitir a atribuição de créditos, monitoramento e procedimentos de controle de qualidade, divulgação para outras IES e exploração dos resultados. A primeira edição do Lapassion aconteceu em 2019, um ano após sua criação. Em 2020 e 2021 houveram edições em Uberaba, Manaus, São Luís, Uruguai, Goiânia e Pelotas. As duas últimas contaram com a participação de alunos do IFG Itumbiara. Essas edições mostraram que o público brasileiro precisava de uma metodologia adaptada para o campo educacional que englobasse as metodologias ativas, a cultura maker e o ensino horizontal. Assim, surgiu a metodologia denominada Brampssol (Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership), criada e desenvolvida por estudantes e docentes da rede federal de educação para integrantes de todo sistema de ensino brasileiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12570_TB1440_03102023110257.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA KAROLYNA MARQUES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Anna Karolyna" "autor_email" => "annakarooll3791@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95742 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1440 "inscrito_id" => 12570 "titulo" => "LAPASSION: UM PROJETO PARA IMPULSIONAR HABILIDADES TÉCNICAS E INTERPESSOAIS COM INOVAÇÃO" "resumo" => "O projeto Lapassion (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) foi criado em 2018 por professores na Europa e tem como motivação criar uma solução única para abordar diferentes problemas que afetam a juventude nas Instituições de Ensino Superior (IES), ajudando os estudantes a obter uma melhor formação em termos de inovação, internacionalização, habilidades técnicas e não-cognitivas. O projeto visa desenvolver conjuntos de projetos e práticas multidisciplinares, orientados ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços, nos quais os alunos criam e desenvolvem projetos conjuntos propostos por empresas e outras organizações, proporcionando ideias inovadoras. A metodologia já foi testada e aplicada diversas vezes, com foco em emprego, criatividade, produtividade, inovação e pensamento global. A estruturação do projeto tem como fundamentos a resolução de problemas de forma ativa, consciencialização dos diretores de programas educacionais e administração institucional, treino de supervisores, criação de projetos/estágios multidisciplinares em instituições associadas para permitir a atribuição de créditos, monitoramento e procedimentos de controle de qualidade, divulgação para outras IES e exploração dos resultados. A primeira edição do Lapassion aconteceu em 2019, um ano após sua criação. Em 2020 e 2021 houveram edições em Uberaba, Manaus, São Luís, Uruguai, Goiânia e Pelotas. As duas últimas contaram com a participação de alunos do IFG Itumbiara. Essas edições mostraram que o público brasileiro precisava de uma metodologia adaptada para o campo educacional que englobasse as metodologias ativas, a cultura maker e o ensino horizontal. Assim, surgiu a metodologia denominada Brampssol (Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership), criada e desenvolvida por estudantes e docentes da rede federal de educação para integrantes de todo sistema de ensino brasileiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12570_TB1440_03102023110257.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA KAROLYNA MARQUES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Anna Karolyna" "autor_email" => "annakarooll3791@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }