VÍNCULOS DE ESTUDANTES COM A ESCOLA NA PANDEMIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE PÚBLICA DE SÃO MATEUS, E
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100407 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7606 "inscrito_id" => 13750 "titulo" => "VÍNCULOS DE ESTUDANTES COM A ESCOLA NA PANDEMIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE PÚBLICA DE SÃO MATEUS, E" "resumo" => "Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido em 2021 e 2022, período da pandemia de Covid-19, suspensão e retorno às aulas presenciais, respectivamente. O objetivo foi investigar a relação de vínculo entre estudantes de escolas públicas e suas unidades de ensino durante o período pandêmico. Como metodologia, fez uso de entrevista semiestruturada com gestores da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Mateus, ES, três diretores escolares e uma professora atuante da rede pública municipal, objetivando investigar as ações tomadas pelos/as atuantes da/na educação do município para que o vínculo dos/as discentes fosse proporcionado e/ou mantido. Além disso, construímos uma roda de conversa na qual ouvimos um grupo de alunos/as sobre suas impressões, vivências, sentimentos, de modo geral, como atravessaram o referido momento no que tange às demandas e atividades escolares. Constatou-se, a dificuldade de acesso, acompanhamento e permanência às atividades pedagógicas por parte do alunado, em função, sobretudo, do modelo de ensino adotado - ensino remoto emergencial -; a necessidade e efetivação de uma ampla (re)organização interna nas escolas dos diretores entrevistados para atender aos/às estudantes; ademais, foi possível documentar as ações tomadas por técnicos/as da SME e as vivências da professora entrevistada: falta de apoio material – aparatos tecnológicos, pacotes de internet, espaço e tempo adequados para dar continuidade ao trabalho docente – e os entraves encontrados no retorno presencial – desinteresse por parte dos/as discentes, defasagem no ensino -, requerendo dos/as docentes um amplo “trabalho de busca”, de acordo com a professora entrevistada. Ainda, na roda de conversa foram produzidos desenhos e textos pelos/as discentes, retratando suas percepções do período pandêmico em articulação às vivências escolares, dos quais um aluno registrou: “COVID 19 MUDA A PESSOA”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13750_TB7606_20062023233905.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIR MIRANDA DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "JAIR MIRANDA DE" "autor_email" => "paivaufes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100407 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7606 "inscrito_id" => 13750 "titulo" => "VÍNCULOS DE ESTUDANTES COM A ESCOLA NA PANDEMIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE PÚBLICA DE SÃO MATEUS, E" "resumo" => "Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido em 2021 e 2022, período da pandemia de Covid-19, suspensão e retorno às aulas presenciais, respectivamente. O objetivo foi investigar a relação de vínculo entre estudantes de escolas públicas e suas unidades de ensino durante o período pandêmico. Como metodologia, fez uso de entrevista semiestruturada com gestores da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Mateus, ES, três diretores escolares e uma professora atuante da rede pública municipal, objetivando investigar as ações tomadas pelos/as atuantes da/na educação do município para que o vínculo dos/as discentes fosse proporcionado e/ou mantido. Além disso, construímos uma roda de conversa na qual ouvimos um grupo de alunos/as sobre suas impressões, vivências, sentimentos, de modo geral, como atravessaram o referido momento no que tange às demandas e atividades escolares. Constatou-se, a dificuldade de acesso, acompanhamento e permanência às atividades pedagógicas por parte do alunado, em função, sobretudo, do modelo de ensino adotado - ensino remoto emergencial -; a necessidade e efetivação de uma ampla (re)organização interna nas escolas dos diretores entrevistados para atender aos/às estudantes; ademais, foi possível documentar as ações tomadas por técnicos/as da SME e as vivências da professora entrevistada: falta de apoio material – aparatos tecnológicos, pacotes de internet, espaço e tempo adequados para dar continuidade ao trabalho docente – e os entraves encontrados no retorno presencial – desinteresse por parte dos/as discentes, defasagem no ensino -, requerendo dos/as docentes um amplo “trabalho de busca”, de acordo com a professora entrevistada. Ainda, na roda de conversa foram produzidos desenhos e textos pelos/as discentes, retratando suas percepções do período pandêmico em articulação às vivências escolares, dos quais um aluno registrou: “COVID 19 MUDA A PESSOA”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13750_TB7606_20062023233905.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIR MIRANDA DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "JAIR MIRANDA DE" "autor_email" => "paivaufes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }