PSICOLOGIA NA ESCOLA E EVENTUAIS ESCUTAS INDIVIDUAIS: PARA ALÉM DO “ALUNO-PROBLEMA”
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99479 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6348 "inscrito_id" => 11269 "titulo" => "PSICOLOGIA NA ESCOLA E EVENTUAIS ESCUTAS INDIVIDUAIS: PARA ALÉM DO “ALUNO-PROBLEMA”" "resumo" => "A psicologia escolar é uma das diversas áreas de atuação do profissional psicólogo. Nela, os cuidados com a saúde mental, com o desenvolvimento da aprendizagem e com o fortalecimento da autonomia dos estudantes podem ocorrer através de um conjunto de ações coletivas e individuais realizadas no contexto escolar. Ao passo que é preconizado pelo Conselho Federal de Psicologia que não se culpabilize o(a) estudante, nem se individualize as dificuldades, a escuta individualizada não pode ser evitada e, neste propósito, compor o panorama institucional para futuras intervenções grupais. Assim, se usada com parcimônia e a partir de um olhar cartográfico, é possível usar este recurso na atuação da Psicologia Escolar. Este relato de experiência tem, portanto, o objetivo de apresentar uma das possibilidades de trabalho do psicólogo na escola: o atendimento psicológico individual. Vale destacar, que esta atividade é um recorte de ações desenvolvidas em instituições de ensino da rede pública municipal, mas o objetivo aqui é justamente discuti-la e diferenciá-la de um atendimento clínico. O atendimento psicológico individual no contexto escolar é um serviço voltado para a escuta e acolhimento de estudantes, profissionais das escolas e familiares vinculados às instituições de ensino, podendo contribuir para o fortalecimento desse cuidado a partir da sustentação de um espaço reflexivo inclusive sobre a escola e de encaminhamentos para outros serviços da rede." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11269_TB6348_20062023193118.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DE LIMA MORAIS" "autor_nome_curto" => "AMANDA LIMA" "autor_email" => "amandalmpsico@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99479 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6348 "inscrito_id" => 11269 "titulo" => "PSICOLOGIA NA ESCOLA E EVENTUAIS ESCUTAS INDIVIDUAIS: PARA ALÉM DO “ALUNO-PROBLEMA”" "resumo" => "A psicologia escolar é uma das diversas áreas de atuação do profissional psicólogo. Nela, os cuidados com a saúde mental, com o desenvolvimento da aprendizagem e com o fortalecimento da autonomia dos estudantes podem ocorrer através de um conjunto de ações coletivas e individuais realizadas no contexto escolar. Ao passo que é preconizado pelo Conselho Federal de Psicologia que não se culpabilize o(a) estudante, nem se individualize as dificuldades, a escuta individualizada não pode ser evitada e, neste propósito, compor o panorama institucional para futuras intervenções grupais. Assim, se usada com parcimônia e a partir de um olhar cartográfico, é possível usar este recurso na atuação da Psicologia Escolar. Este relato de experiência tem, portanto, o objetivo de apresentar uma das possibilidades de trabalho do psicólogo na escola: o atendimento psicológico individual. Vale destacar, que esta atividade é um recorte de ações desenvolvidas em instituições de ensino da rede pública municipal, mas o objetivo aqui é justamente discuti-la e diferenciá-la de um atendimento clínico. O atendimento psicológico individual no contexto escolar é um serviço voltado para a escuta e acolhimento de estudantes, profissionais das escolas e familiares vinculados às instituições de ensino, podendo contribuir para o fortalecimento desse cuidado a partir da sustentação de um espaço reflexivo inclusive sobre a escola e de encaminhamentos para outros serviços da rede." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11269_TB6348_20062023193118.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DE LIMA MORAIS" "autor_nome_curto" => "AMANDA LIMA" "autor_email" => "amandalmpsico@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }