O Ensino Médio é uma etapa importante na formação dos estudantes, uma vez que tem como finalidade o aprofundamento e a consolidação dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental (BRASIL, 1996). Entretanto, o contexto educacional atual aponta para dificuldades de aprendizagem nos anos finais da Educação Básica, sobretudo em conteúdos relacionados à disciplina de matemática e áreas afins. Diante disso, o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio deve ser fortalecido por metodologias e abordagens que proporcionem uma postura ativa e reflexiva do alunado, buscando dirimir possíveis lacunas e dificuldades. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um material manipulativo para se trabalhar as noções e as operações de união, interseção e diferença entre intervalos reais no Ensino Médio. De maneira mais específica, explorar os intervalos reais fazendo uso de um ábaco adaptado, construído com objetos de fácil acesso e manuseio, tais como: tampinhas de garrafa, palitos de churrasco, canudos de refrigerante, isopor, caneta hidrocor, cola quente e tesoura. Espera-se que a utilização desse material de origem manipulável possibilite a visualização, bem como a execução das operações (união, intersecção e diferença) entre intervalos reais, facilitando a compreensão, o interesse e a participação ativa dos estudantes, gerando, assim, uma aprendizagem significativa.