A SOCIEDADE OUVINTE FRENTE A PESSOA SURDA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98551 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5154 "inscrito_id" => 20549 "titulo" => "A SOCIEDADE OUVINTE FRENTE A PESSOA SURDA" "resumo" => "A Língua Brasileira de Sinais é uma das ferramentas mais importantes na comunicação do surdo. O presente artigo tem como objetivo pesquisar o papel que a sociedade ouvinte desempenha ao conviver ou encontrar uma pessoa surda ou deficiente auditiva no seu cotidiano. A Lei 10.426/02 já completou mais de 20 anos. Lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como Língua oficial do Brasil e a questão problema que discorre sobre este trabalho é se a sociedade ouvinte está simpatizada com a Língua Brasileira de Sinais e suas garantias atribuídas à Lei 10.426/02 e ao Decreto 5636. Para a investigação utilizou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa onde um questionário com 10 questões foi distribuído em uma plataforma online onde 105 pessoas de diferentes formações puderam participar. O estudo insere-se na problemática do ensino de Libras não estar inserido na sociedade ouvinte desde a educação básica dificultando, em alguns casos, o acesso a Libras. Entende-se a urgência de se investigar e debater acerca da educação bilíngue no Brasil para pessoas ouvintes, surdas e deficientes auditivos, de se ter uma demanda mais ampla de cursos e extensões para que a ampla sociedade ouvinte consiga se comunicar com o sujeito surdo, pois o mesmo também faz parte da sociedade de consumo e se relaciona diretamente ou indiretamente com pessoas em seu cotidiano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20549_TB5154_01122023121047.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA DA CONCEIÇÃO SOARES VICTORINO" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "priscila.victorino@outloo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98551 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5154 "inscrito_id" => 20549 "titulo" => "A SOCIEDADE OUVINTE FRENTE A PESSOA SURDA" "resumo" => "A Língua Brasileira de Sinais é uma das ferramentas mais importantes na comunicação do surdo. O presente artigo tem como objetivo pesquisar o papel que a sociedade ouvinte desempenha ao conviver ou encontrar uma pessoa surda ou deficiente auditiva no seu cotidiano. A Lei 10.426/02 já completou mais de 20 anos. Lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como Língua oficial do Brasil e a questão problema que discorre sobre este trabalho é se a sociedade ouvinte está simpatizada com a Língua Brasileira de Sinais e suas garantias atribuídas à Lei 10.426/02 e ao Decreto 5636. Para a investigação utilizou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa onde um questionário com 10 questões foi distribuído em uma plataforma online onde 105 pessoas de diferentes formações puderam participar. O estudo insere-se na problemática do ensino de Libras não estar inserido na sociedade ouvinte desde a educação básica dificultando, em alguns casos, o acesso a Libras. Entende-se a urgência de se investigar e debater acerca da educação bilíngue no Brasil para pessoas ouvintes, surdas e deficientes auditivos, de se ter uma demanda mais ampla de cursos e extensões para que a ampla sociedade ouvinte consiga se comunicar com o sujeito surdo, pois o mesmo também faz parte da sociedade de consumo e se relaciona diretamente ou indiretamente com pessoas em seu cotidiano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20549_TB5154_01122023121047.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA DA CONCEIÇÃO SOARES VICTORINO" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "priscila.victorino@outloo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }