A IMPORTÂNCIA DAS ANÁFORAS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A COESÃO TEXTUAL NO GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NO ENEM.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98943 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5666 "inscrito_id" => 13908 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS ANÁFORAS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A COESÃO TEXTUAL NO GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NO ENEM." "resumo" => "O presente artigo visa trazer a tona reflexos acerca de como o texto dissertativo- argumentativo é importante para os estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e para tanto, procura-se contemplar aspectos tais como: quais problemas são apresentados pelos alunos na produção desse gênero? Quais demandas precisam ser trabalhadas para que haja uma melhora na produção dos textos? Partindo dessa perspectiva, este trabalho tem o objetivo de investigar como acontece a coesão textual por meio das anáforas nas redações do Enem. Baseando-se nos pressupostos da linguística textual procuramos responder as questões: como ocorre e como contribuem as anáforas para a coesão da redação do Enem? Para responder a esses questionamentos analisamos algumas redações de alunos de um preparatório para exame. Para análise desses dados utilizamos os estudos de Koch (2018) e Fávero e Travaglia (2004), Sá (2007), Ciulla e Silva (2008) e Cavalcante (2011). Os pressupostos metodológicos deste trabalho se classificam como pesquisa qualitativa. Além da análise das redações mostrar a relevância das anáforas para construção de uma coesão adequada, também serve para obtenção da nota máxima na competência IV." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13908_TB5666_04102023171410.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA VIVIANE GOMES COSTA" "autor_nome_curto" => "Paula" "autor_email" => "viviane_paula6102@outlook" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98943 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5666 "inscrito_id" => 13908 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS ANÁFORAS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A COESÃO TEXTUAL NO GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NO ENEM." "resumo" => "O presente artigo visa trazer a tona reflexos acerca de como o texto dissertativo- argumentativo é importante para os estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e para tanto, procura-se contemplar aspectos tais como: quais problemas são apresentados pelos alunos na produção desse gênero? Quais demandas precisam ser trabalhadas para que haja uma melhora na produção dos textos? Partindo dessa perspectiva, este trabalho tem o objetivo de investigar como acontece a coesão textual por meio das anáforas nas redações do Enem. Baseando-se nos pressupostos da linguística textual procuramos responder as questões: como ocorre e como contribuem as anáforas para a coesão da redação do Enem? Para responder a esses questionamentos analisamos algumas redações de alunos de um preparatório para exame. Para análise desses dados utilizamos os estudos de Koch (2018) e Fávero e Travaglia (2004), Sá (2007), Ciulla e Silva (2008) e Cavalcante (2011). Os pressupostos metodológicos deste trabalho se classificam como pesquisa qualitativa. Além da análise das redações mostrar a relevância das anáforas para construção de uma coesão adequada, também serve para obtenção da nota máxima na competência IV." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13908_TB5666_04102023171410.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA VIVIANE GOMES COSTA" "autor_nome_curto" => "Paula" "autor_email" => "viviane_paula6102@outlook" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }