Conhecer e desenvolver práticas pedagógicas na área da Educação em Direitos Humanos contribui para uma sociedade mais justa. Partimos do pressuposto de que a escola tem o papel fundamental de garantir a todas as pessoas, através do conhecimento e da reflexão sobre a sua realidade, a compreensão necessária para lutar pelos seus direitos e exercê-los. Neste projeto, damos continuidade às experiências desenvolvidas anteriormente no IFRN campus Parelhas, com o objetivo de compreender a relação entre Direitos Humanos, Educação e Democracia, refletindo sobre como a realidade local se insere em contextos sociais mais amplos, que envolvam a garantia de direitos e o fortalecimento da Democracia, ampliando as discussões que subsidiam as práticas educativas e as atividades de extensão. O trabalho se desenvolve como pesquisa bibliográfica. Toda a dinâmica do seu desenvolvimento se dá de forma coletiva entre seus membros, alunos e docentes, na forma de encontros semanais para planejamento, orientação e diálogos sobre as leituras realizadas. A socialização das leituras se dá por meio de diálogos mediados pelos participantes. A partir dessas leituras serão desenvolvidos textos que servirão de base para a elaboração de artigos a serem apresentados em eventos acadêmicos e/ou publicações em periódicos científicos com o objetivo de apresentar resultados, participando, assim, de forma mais ampla, do debate sobre Direitos Humanos. As ações de pesquisa desenvolvem-se de forma interligada com ações de Formação Inicial e continuada de Educação em Direitos Humanos e extensão desenvolvidas no campus. Como resultado, esperamos fortalecer o diálogo e a compreensão sobre Direitos humanos e Educação no ambiente escolar e consequentemente em demais instâncias da sociedade a ela conectadas. Como resultado, espera-se que os participantes do projeto tenham a capacidade de ampliar sua compreensão da importância da Educação no que diz respeito à garantia de direitos e fortalecimento de práticas democráticas.