Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO PROFISSIONAL PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95151
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 672
    "inscrito_id" => 7494
    "titulo" => "O PAPEL DO PROFISSIONAL PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES"
    "resumo" => "Essa pesquisa teve como objetivo central de investigação a atuação do profissional pedagogo em espaços não escolares. A Pedagogia foi compreendida como uma ciência em que a atuação era somente em espaços escolares, onde o pedagogo atuava com o trabalho de gestão, de coordenação pedagógica e docência. A partir de 2006, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, seu espaço de prática profissional é expandido na sociedade, deixando de ser vista apenas com uma atuação em atividades de educação e ensino. O estudo a organização e a ampliação de conhecimentos de prática profissional do pedagogo em espaços não escolares. A pesquisa apresenta o contexto profissional demonstrando o enfoque educativo da pedagogia que não está presente somente no contexto escolar, mas também no não escolar. A educação possui total relação com o trabalho que se desenvolve em suas respectivas instituições, tornando-se então, parte essencial para a sua atuação. Ao longo da pesquisa consegui analisar os campos de atuação do pedagogo os espaços que ele atua e como é feito essa atuação, qual a relevância da atuação fora da escola para um pedagogo para sua profissão e de como isso reflete positivamente na sociedade em si, não é somente sobre a atuação do pedagogo, mas que isso remete a asseguração de direitos e deveres de conquistas e de que uma sociedade pode ser transformada e modificada através da educação. Percebi que houve uma quebra de paradigmas de que o professor só poderia atuar em sala de aula. Ainda precisa-se ter um olhar mais atento para a grade curricular para que esse profissional seja melhor capacitado de maneira que ele consiga atender de uma forma especifica e diferenciada esse público que está fora das paredes escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7494_TB672_02052023114943.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENY FARLEN SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENY"
    "autor_email" => "renyfarlen@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95151
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 672
    "inscrito_id" => 7494
    "titulo" => "O PAPEL DO PROFISSIONAL PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES"
    "resumo" => "Essa pesquisa teve como objetivo central de investigação a atuação do profissional pedagogo em espaços não escolares. A Pedagogia foi compreendida como uma ciência em que a atuação era somente em espaços escolares, onde o pedagogo atuava com o trabalho de gestão, de coordenação pedagógica e docência. A partir de 2006, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, seu espaço de prática profissional é expandido na sociedade, deixando de ser vista apenas com uma atuação em atividades de educação e ensino. O estudo a organização e a ampliação de conhecimentos de prática profissional do pedagogo em espaços não escolares. A pesquisa apresenta o contexto profissional demonstrando o enfoque educativo da pedagogia que não está presente somente no contexto escolar, mas também no não escolar. A educação possui total relação com o trabalho que se desenvolve em suas respectivas instituições, tornando-se então, parte essencial para a sua atuação. Ao longo da pesquisa consegui analisar os campos de atuação do pedagogo os espaços que ele atua e como é feito essa atuação, qual a relevância da atuação fora da escola para um pedagogo para sua profissão e de como isso reflete positivamente na sociedade em si, não é somente sobre a atuação do pedagogo, mas que isso remete a asseguração de direitos e deveres de conquistas e de que uma sociedade pode ser transformada e modificada através da educação. Percebi que houve uma quebra de paradigmas de que o professor só poderia atuar em sala de aula. Ainda precisa-se ter um olhar mais atento para a grade curricular para que esse profissional seja melhor capacitado de maneira que ele consiga atender de uma forma especifica e diferenciada esse público que está fora das paredes escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7494_TB672_02052023114943.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENY FARLEN SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENY"
    "autor_email" => "renyfarlen@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo central de investigação a atuação do profissional pedagogo em espaços não escolares. A Pedagogia foi compreendida como uma ciência em que a atuação era somente em espaços escolares, onde o pedagogo atuava com o trabalho de gestão, de coordenação pedagógica e docência. A partir de 2006, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, seu espaço de prática profissional é expandido na sociedade, deixando de ser vista apenas com uma atuação em atividades de educação e ensino. O estudo a organização e a ampliação de conhecimentos de prática profissional do pedagogo em espaços não escolares. A pesquisa apresenta o contexto profissional demonstrando o enfoque educativo da pedagogia que não está presente somente no contexto escolar, mas também no não escolar. A educação possui total relação com o trabalho que se desenvolve em suas respectivas instituições, tornando-se então, parte essencial para a sua atuação. Ao longo da pesquisa consegui analisar os campos de atuação do pedagogo os espaços que ele atua e como é feito essa atuação, qual a relevância da atuação fora da escola para um pedagogo para sua profissão e de como isso reflete positivamente na sociedade em si, não é somente sobre a atuação do pedagogo, mas que isso remete a asseguração de direitos e deveres de conquistas e de que uma sociedade pode ser transformada e modificada através da educação. Percebi que houve uma quebra de paradigmas de que o professor só poderia atuar em sala de aula. Ainda precisa-se ter um olhar mais atento para a grade curricular para que esse profissional seja melhor capacitado de maneira que ele consiga atender de uma forma especifica e diferenciada esse público que está fora das paredes escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.