Essa pesquisa teve como objetivo central de investigação a atuação do profissional pedagogo em espaços não escolares. A Pedagogia foi compreendida como uma ciência em que a atuação era somente em espaços escolares, onde o pedagogo atuava com o trabalho de gestão, de coordenação pedagógica e docência. A partir de 2006, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, seu espaço de prática profissional é expandido na sociedade, deixando de ser vista apenas com uma atuação em atividades de educação e ensino. O estudo a organização e a ampliação de conhecimentos de prática profissional do pedagogo em espaços não escolares. A pesquisa apresenta o contexto profissional demonstrando o enfoque educativo da pedagogia que não está presente somente no contexto escolar, mas também no não escolar. A educação possui total relação com o trabalho que se desenvolve em suas respectivas instituições, tornando-se então, parte essencial para a sua atuação. Ao longo da pesquisa consegui analisar os campos de atuação do pedagogo os espaços que ele atua e como é feito essa atuação, qual a relevância da atuação fora da escola para um pedagogo para sua profissão e de como isso reflete positivamente na sociedade em si, não é somente sobre a atuação do pedagogo, mas que isso remete a asseguração de direitos e deveres de conquistas e de que uma sociedade pode ser transformada e modificada através da educação. Percebi que houve uma quebra de paradigmas de que o professor só poderia atuar em sala de aula. Ainda precisa-se ter um olhar mais atento para a grade curricular para que esse profissional seja melhor capacitado de maneira que ele consiga atender de uma forma especifica e diferenciada esse público que está fora das paredes escolares.