A CRIANÇA, A EDUCAÇÃO INFANTIL E O BRINCAR: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA PLATAFORMA SCIELO E CAPES ENTRE OS ANOS 2000 E 2020
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98350 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4904 "inscrito_id" => 18798 "titulo" => "A CRIANÇA, A EDUCAÇÃO INFANTIL E O BRINCAR: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA PLATAFORMA SCIELO E CAPES ENTRE OS ANOS 2000 E 2020" "resumo" => "A discussão a respeito da importância do brincar na Educação Infantil vem ganhando maior dimensão nos últimos tempos, pois, tem sido defendida por vários profissionais da área educacional e também fora dela, devido a sua relevância no desenvolvimento intelectual e emocional da criança, pois, refletir sobre a infância, a criança e as brincadeiras ligadas a Educação Infantil exigem dos profissionais educacionais empenho, esforço, dedicação, comprometimento e tomada de consciência. Para tanto, a etapa da Educação Infantil é uma das principais para o desenvolvimento integral da criança, pois é reconhecida, do ponto de vista legal e pedagógico, como o alicerce para o início da sua aprendizagem e desenvolvimento humano. Nesse sentido, o presente texto tem o objetivo de identificar e analisar descritivamente as produções acadêmicas das últimas duas décadas no periódico da plataforma Scielo e da CAPES que abordam a temática “A criança, a Educação Infantil e a experiência do brincar na contemporaneidade”, visando encontrar as possíveis contribuições a respeito do tema. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica. A pesquisa foi realizada durante os meses de setembro e outubro do ano de 2022, levando em consideração o período das últimas duas décadas de publicação e tendo como referência o qualis CAPES de 2016. Destarte, a atividade lúdica é um assunto extremamente valioso para esta fase do desenvolvimento infantil, pois é por meio dela que a criança conhece e descobre o mundo a sua volta, portanto o trabalho justifica-se por auxiliar e dar embasamento teórico para que as pesquisadoras possam analisar, estruturar, adquirir conhecimentos prévios e solidificar seus argumentos para futuramente elaborar uma dissertação de mestrado no Programa de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18798_TB4904_04102023195445.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA REGINA MAFRA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "mrm_mafra@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98350 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4904 "inscrito_id" => 18798 "titulo" => "A CRIANÇA, A EDUCAÇÃO INFANTIL E O BRINCAR: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA PLATAFORMA SCIELO E CAPES ENTRE OS ANOS 2000 E 2020" "resumo" => "A discussão a respeito da importância do brincar na Educação Infantil vem ganhando maior dimensão nos últimos tempos, pois, tem sido defendida por vários profissionais da área educacional e também fora dela, devido a sua relevância no desenvolvimento intelectual e emocional da criança, pois, refletir sobre a infância, a criança e as brincadeiras ligadas a Educação Infantil exigem dos profissionais educacionais empenho, esforço, dedicação, comprometimento e tomada de consciência. Para tanto, a etapa da Educação Infantil é uma das principais para o desenvolvimento integral da criança, pois é reconhecida, do ponto de vista legal e pedagógico, como o alicerce para o início da sua aprendizagem e desenvolvimento humano. Nesse sentido, o presente texto tem o objetivo de identificar e analisar descritivamente as produções acadêmicas das últimas duas décadas no periódico da plataforma Scielo e da CAPES que abordam a temática “A criança, a Educação Infantil e a experiência do brincar na contemporaneidade”, visando encontrar as possíveis contribuições a respeito do tema. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica. A pesquisa foi realizada durante os meses de setembro e outubro do ano de 2022, levando em consideração o período das últimas duas décadas de publicação e tendo como referência o qualis CAPES de 2016. Destarte, a atividade lúdica é um assunto extremamente valioso para esta fase do desenvolvimento infantil, pois é por meio dela que a criança conhece e descobre o mundo a sua volta, portanto o trabalho justifica-se por auxiliar e dar embasamento teórico para que as pesquisadoras possam analisar, estruturar, adquirir conhecimentos prévios e solidificar seus argumentos para futuramente elaborar uma dissertação de mestrado no Programa de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18798_TB4904_04102023195445.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA REGINA MAFRA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "mrm_mafra@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }