ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: O QUE APRESENTAM OS LIVROS DIDÁTICOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS PNLD 2021
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97401 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3659 "inscrito_id" => 16129 "titulo" => "ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: O QUE APRESENTAM OS LIVROS DIDÁTICOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS PNLD 2021" "resumo" => "A linguagem das Ciências da Natureza, fundamentada em conceitos, equações e fórmulas matemáticas, é percebida pela maioria dos estudantes como um conhecimento composto por fragmentos, onde os conhecimentos das ciências não se interrelacionam, resultando na impressão de que estão desligados da realidade dos alunos. É também notório, por parte de muitos professores, que é preciso trazer para o fazer pedagógico um novo paradigma no qual a vivência interdisciplinar proporcione uma aprendizagem significativa, a fim de que estes estejam aptos a se integrar ao mundo social e do trabalho. A interdisciplinaridade é um instrumento que facilita a formação integral dos alunos a partir dos desafios de um mundo global e complexo. Diante dessa necessidade e tendo em vista que o livro didático, apesar de ter tantas inovações tecnológicas, é o recurso mais relevante para o professor. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar como ocorrem as inserções de interdisciplinaridade nos livros didáticos da área de Ciências da Natureza (coleção Ciências da Natureza Lopes e Rosso), aprovadas pelo PNLD/2021. A pesquisa foi desenvolvida durante as atividades do PIBID no Campus Pau dos Ferros do IFRN, sendo classificada como uma pesquisa aplicada e com objetivos exploratórios, e apresentando quanto aos métodos bibliográficos. Após uma análise das possíveis inserções de interdisciplinaridade presentes no livro didático, foram identificados quatro modos de inserções interdisciplinares: a partir do tema do texto estudado; através da execução de atividades teórico-práticas; mediante interconexões com sites, livros e filmes; e pela retomada de contextos sócio-históricos. A coleção em questão apresenta opções, algumas mais ou menos explícitas, de interdisciplinaridade. Essas opções, de fato, dependem do olhar dos professores para serem consideradas adequadas. Sendo assim, é necessário adotar uma postura diferenciada pelos professores, como um processo contínuo de compreensão das concepções, de parceria e diálogo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16129_TB3659_09122023184600.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO CORINGA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Eduardo" "autor_email" => "oliveira_coringa@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97401 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3659 "inscrito_id" => 16129 "titulo" => "ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: O QUE APRESENTAM OS LIVROS DIDÁTICOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS PNLD 2021" "resumo" => "A linguagem das Ciências da Natureza, fundamentada em conceitos, equações e fórmulas matemáticas, é percebida pela maioria dos estudantes como um conhecimento composto por fragmentos, onde os conhecimentos das ciências não se interrelacionam, resultando na impressão de que estão desligados da realidade dos alunos. É também notório, por parte de muitos professores, que é preciso trazer para o fazer pedagógico um novo paradigma no qual a vivência interdisciplinar proporcione uma aprendizagem significativa, a fim de que estes estejam aptos a se integrar ao mundo social e do trabalho. A interdisciplinaridade é um instrumento que facilita a formação integral dos alunos a partir dos desafios de um mundo global e complexo. Diante dessa necessidade e tendo em vista que o livro didático, apesar de ter tantas inovações tecnológicas, é o recurso mais relevante para o professor. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar como ocorrem as inserções de interdisciplinaridade nos livros didáticos da área de Ciências da Natureza (coleção Ciências da Natureza Lopes e Rosso), aprovadas pelo PNLD/2021. A pesquisa foi desenvolvida durante as atividades do PIBID no Campus Pau dos Ferros do IFRN, sendo classificada como uma pesquisa aplicada e com objetivos exploratórios, e apresentando quanto aos métodos bibliográficos. Após uma análise das possíveis inserções de interdisciplinaridade presentes no livro didático, foram identificados quatro modos de inserções interdisciplinares: a partir do tema do texto estudado; através da execução de atividades teórico-práticas; mediante interconexões com sites, livros e filmes; e pela retomada de contextos sócio-históricos. A coleção em questão apresenta opções, algumas mais ou menos explícitas, de interdisciplinaridade. Essas opções, de fato, dependem do olhar dos professores para serem consideradas adequadas. Sendo assim, é necessário adotar uma postura diferenciada pelos professores, como um processo contínuo de compreensão das concepções, de parceria e diálogo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16129_TB3659_09122023184600.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO CORINGA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Eduardo" "autor_email" => "oliveira_coringa@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }