O GÊNERO ROMANCE NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA TRABALHAR A OBRA “PROCURA-SE UM CORAÇÃO”, DE LÚCIA SEIXAS, EM TURMAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101335 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9099 "inscrito_id" => 9453 "titulo" => "O GÊNERO ROMANCE NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA TRABALHAR A OBRA “PROCURA-SE UM CORAÇÃO”, DE LÚCIA SEIXAS, EM TURMAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O artigo tem como objetivo geral apresentar uma sequência didática para trabalhar o romance Procura-se, de Lucia Seixas, em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Este estudo justifica-se devido à sua relevância, haja vista que pode servir como ferramenta metodológica para os professores que lecionam o componente curricular Língua Portuguesa, quanto ao ensino do texto narrativo. Para a concretização do trabalho proposto, seguiu-se algumas etapas, dentre elas, a parte teórica, na qual foi feito um levantamento bibliográfico acerca do gênero romance. Os aspectos metodológicos fundamentam-se como pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo com análise baseada em teóricos que abordam a temática, tais como, Aguiar e Bordini, Oliveira (1993), Aguiar e Bordini, Oliveira (1997) Oliveira (2018), Zilberman (1998), Aires (2006), Rezin (2010). Ademais, considerou-se o método recepcional para embasar a sequência didática proposta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9453_TB9099_21082023232319.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLLEY ALBERTO MENESES BRILHANTE" "autor_nome_curto" => "Weslley Alberto" "autor_email" => "weslleyalberto18@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101335 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9099 "inscrito_id" => 9453 "titulo" => "O GÊNERO ROMANCE NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA TRABALHAR A OBRA “PROCURA-SE UM CORAÇÃO”, DE LÚCIA SEIXAS, EM TURMAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O artigo tem como objetivo geral apresentar uma sequência didática para trabalhar o romance Procura-se, de Lucia Seixas, em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Este estudo justifica-se devido à sua relevância, haja vista que pode servir como ferramenta metodológica para os professores que lecionam o componente curricular Língua Portuguesa, quanto ao ensino do texto narrativo. Para a concretização do trabalho proposto, seguiu-se algumas etapas, dentre elas, a parte teórica, na qual foi feito um levantamento bibliográfico acerca do gênero romance. Os aspectos metodológicos fundamentam-se como pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo com análise baseada em teóricos que abordam a temática, tais como, Aguiar e Bordini, Oliveira (1993), Aguiar e Bordini, Oliveira (1997) Oliveira (2018), Zilberman (1998), Aires (2006), Rezin (2010). Ademais, considerou-se o método recepcional para embasar a sequência didática proposta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9453_TB9099_21082023232319.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLLEY ALBERTO MENESES BRILHANTE" "autor_nome_curto" => "Weslley Alberto" "autor_email" => "weslleyalberto18@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }