MODELOS DE ANÁLISE DOS PROCESSOS SELETIVOS, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100145 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7248 "inscrito_id" => 18974 "titulo" => "MODELOS DE ANÁLISE DOS PROCESSOS SELETIVOS, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO" "resumo" => "No Brasil temos evidências acumuladas sobre a dinâmica envolvendo as variáveis educação e renda, pois sabemos que a renda leva a uma ampliação das possibilidades de uma trajetória educacional mais longa e, por sua vez, educação está diretamente associada a níveis mais elevados de renda. Portanto, o sistema educacional é parte importante do sistema de reprodução das desigualdades. Neste artigo fazemos um balanço dos modelos de explicação do acesso à educação superior assumindo que é este nível que tem efeitos mais direto na reprodução social e suas desigualdades. Mostramos que as teorias da desigualdade maximamente mantida e da desigualdade efetivamente mantida são os modelos predominantes para a explicação dos efeitos da expansão da educação superior e também de leituras brasileiras sobre o efeito da disputa por vagas no processo de seleção brasileiro onde operam diversos modelos de cotas para o ingresso na educação superior, salientando que as cotas representam mecanismos para permitir o ingresso a grupos que não teriam condições de competir em igualdade de condições em função da dinâmica de reprodução entre renda e educação. Finalizamos o trabalho apresentando possibilidades que surgem quando a análise se centra em instituições específicas, onde certas expectativas projetadas sobre o desempenho dos candidatos não correspondem às ideias mais gerais de que a entrada dos cotistas resulta em estudantes de menor desempenho nos processos seletivos. Este estudo é fruto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18974_TB7248_10122023213248.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLIDA DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "WELLIDA" "autor_email" => "wellidasousa.20200008679@" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100145 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7248 "inscrito_id" => 18974 "titulo" => "MODELOS DE ANÁLISE DOS PROCESSOS SELETIVOS, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO" "resumo" => "No Brasil temos evidências acumuladas sobre a dinâmica envolvendo as variáveis educação e renda, pois sabemos que a renda leva a uma ampliação das possibilidades de uma trajetória educacional mais longa e, por sua vez, educação está diretamente associada a níveis mais elevados de renda. Portanto, o sistema educacional é parte importante do sistema de reprodução das desigualdades. Neste artigo fazemos um balanço dos modelos de explicação do acesso à educação superior assumindo que é este nível que tem efeitos mais direto na reprodução social e suas desigualdades. Mostramos que as teorias da desigualdade maximamente mantida e da desigualdade efetivamente mantida são os modelos predominantes para a explicação dos efeitos da expansão da educação superior e também de leituras brasileiras sobre o efeito da disputa por vagas no processo de seleção brasileiro onde operam diversos modelos de cotas para o ingresso na educação superior, salientando que as cotas representam mecanismos para permitir o ingresso a grupos que não teriam condições de competir em igualdade de condições em função da dinâmica de reprodução entre renda e educação. Finalizamos o trabalho apresentando possibilidades que surgem quando a análise se centra em instituições específicas, onde certas expectativas projetadas sobre o desempenho dos candidatos não correspondem às ideias mais gerais de que a entrada dos cotistas resulta em estudantes de menor desempenho nos processos seletivos. Este estudo é fruto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18974_TB7248_10122023213248.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLIDA DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "WELLIDA" "autor_email" => "wellidasousa.20200008679@" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }