A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS COMO UMA IMPORTANTE ALIADA NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM PALMAS-TO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97168 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3337 "inscrito_id" => 16270 "titulo" => "A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS COMO UMA IMPORTANTE ALIADA NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM PALMAS-TO" "resumo" => "Essa comunicação tem por objetivo apresentar os resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com crianças em uma Escola de Tempo Integral do município de Palmas-TO, a proposta traz como foco a contação de histórias como uma prática pedagógica eficaz no desenvolvimento da leitura e da escrita dos pequenos. A proposta envolve uma interface entre Literatura e Arte). As crianças, em geral, têm muito interesse por histórias. Neste sentido o projeto cria um contexto, organização e pesquisa muito envolvente para elas, contribuindo, assim, para que se esforcem e se dediquem em todas as etapas do projeto. Durante as etapas da pesquisa e por meio das histórias ouvidas e (re)contadas, as crianças são levadas a pensar sobre diferentes temas presentes na Literatura, como a amizade, a morte, a verdade, a construção da identidade etc., busca-se durante a experiência, analisar em que medida a arte de contar histórias amplia os horizontes da reflexão ética e estética sobre os temas que permeiam a infância. Para tanto, como pressuposto metodológico ancora-se nas ideias de Gomes e Morais (2012) e em O narrador de Walter Benjamim (1994). Conforme etapas seguintes: 1) contação de história em estreita relação com as crianças, sugerindo debates e interação entre elas; 2) depois, momentos lúdicos com brincadeiras (SPOLIN, 2001), 3) a problematização em forma escrita, em que as crianças são estimuladas a organizarem o pensamento por meio do (re)contar suas histórias. A práxis com crianças em sala de aula apresenta um campo vasto para a práxis com histórias, entende que o aprender e o ensinar contando histórias na infância possibilita a reflexão da criança e o redimensionamento da prática pedagógica em função das experiências como possibilidade de formação humana em um ambiente intencionalmente preparado para despertar a imaginação, a curiosidade e a criatividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16270_TB3337_21052023123801.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDETE SILVA DOS REIS" "autor_nome_curto" => "Valdete Silva d" "autor_email" => "valreisprof@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97168 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3337 "inscrito_id" => 16270 "titulo" => "A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS COMO UMA IMPORTANTE ALIADA NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM PALMAS-TO" "resumo" => "Essa comunicação tem por objetivo apresentar os resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com crianças em uma Escola de Tempo Integral do município de Palmas-TO, a proposta traz como foco a contação de histórias como uma prática pedagógica eficaz no desenvolvimento da leitura e da escrita dos pequenos. A proposta envolve uma interface entre Literatura e Arte). As crianças, em geral, têm muito interesse por histórias. Neste sentido o projeto cria um contexto, organização e pesquisa muito envolvente para elas, contribuindo, assim, para que se esforcem e se dediquem em todas as etapas do projeto. Durante as etapas da pesquisa e por meio das histórias ouvidas e (re)contadas, as crianças são levadas a pensar sobre diferentes temas presentes na Literatura, como a amizade, a morte, a verdade, a construção da identidade etc., busca-se durante a experiência, analisar em que medida a arte de contar histórias amplia os horizontes da reflexão ética e estética sobre os temas que permeiam a infância. Para tanto, como pressuposto metodológico ancora-se nas ideias de Gomes e Morais (2012) e em O narrador de Walter Benjamim (1994). Conforme etapas seguintes: 1) contação de história em estreita relação com as crianças, sugerindo debates e interação entre elas; 2) depois, momentos lúdicos com brincadeiras (SPOLIN, 2001), 3) a problematização em forma escrita, em que as crianças são estimuladas a organizarem o pensamento por meio do (re)contar suas histórias. A práxis com crianças em sala de aula apresenta um campo vasto para a práxis com histórias, entende que o aprender e o ensinar contando histórias na infância possibilita a reflexão da criança e o redimensionamento da prática pedagógica em função das experiências como possibilidade de formação humana em um ambiente intencionalmente preparado para despertar a imaginação, a curiosidade e a criatividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16270_TB3337_21052023123801.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDETE SILVA DOS REIS" "autor_nome_curto" => "Valdete Silva d" "autor_email" => "valreisprof@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }