O JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98037 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4506 "inscrito_id" => 142 "titulo" => "O JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE" "resumo" => "O desenvolvimento emocional constitui-se como parte importante no desenvolvimento integral de crianças pequenas matriculadas na Educação Infantil. Considerando que as brincadeiras são potencializadas por meio de atividades da criança com os objetos e na ação conjunta com um adulto, o presente relato de experiência tem por objetivo descrever o desenvolvimento emocional de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) matriculada na Educação Infantil. As práticas potencializadas fundamentam-se em Mukhina (1996), Elkonin (1998), Winnicott (1975; 1982), Marcolino (2013), Freinet (1976; 1977; 1991), E. Freinet (1979) entre outras pesquisas importantes para a área do desenvolvimento emocional. O relato evidencia a jornada escolar de uma criança de 5 anos diagnosticada com TDAH e a professora regular da sala, de um município do interior do Estado de São Paulo. As informações foram organizadas no diário de campo, por mini-histórias e fotos da jornada escolar. As práticas que potencializaram o jogo de papéis sociais, evidenciaram que os cantos de trabalho de Freinet permitiram a inclusão escolar, o desenvolvimento emocional, a formação de pequenos grupos de trabalho com a criança e o aprofundamento da formação a respeito dos estudos na área. Vale destacar que, por meio do aprofundamento em estudos da área, permitiram o aprimoramento da prática pedagógica visando o desenvolvimento integral da criança e da turma pertencente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID142_TB4506_17062023110840.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA PAVAN DAVID" "autor_nome_curto" => "GABRIELA PAVAN" "autor_email" => "gabrielapavand@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98037 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4506 "inscrito_id" => 142 "titulo" => "O JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE" "resumo" => "O desenvolvimento emocional constitui-se como parte importante no desenvolvimento integral de crianças pequenas matriculadas na Educação Infantil. Considerando que as brincadeiras são potencializadas por meio de atividades da criança com os objetos e na ação conjunta com um adulto, o presente relato de experiência tem por objetivo descrever o desenvolvimento emocional de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) matriculada na Educação Infantil. As práticas potencializadas fundamentam-se em Mukhina (1996), Elkonin (1998), Winnicott (1975; 1982), Marcolino (2013), Freinet (1976; 1977; 1991), E. Freinet (1979) entre outras pesquisas importantes para a área do desenvolvimento emocional. O relato evidencia a jornada escolar de uma criança de 5 anos diagnosticada com TDAH e a professora regular da sala, de um município do interior do Estado de São Paulo. As informações foram organizadas no diário de campo, por mini-histórias e fotos da jornada escolar. As práticas que potencializaram o jogo de papéis sociais, evidenciaram que os cantos de trabalho de Freinet permitiram a inclusão escolar, o desenvolvimento emocional, a formação de pequenos grupos de trabalho com a criança e o aprofundamento da formação a respeito dos estudos na área. Vale destacar que, por meio do aprofundamento em estudos da área, permitiram o aprimoramento da prática pedagógica visando o desenvolvimento integral da criança e da turma pertencente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID142_TB4506_17062023110840.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA PAVAN DAVID" "autor_nome_curto" => "GABRIELA PAVAN" "autor_email" => "gabrielapavand@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }