EVASÃO E ABANDONO ESCOLAR NO PARANÁ: SUJEITOS E LEITURAS INTERSECCIONAIS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99979 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7024 "inscrito_id" => 526 "titulo" => "EVASÃO E ABANDONO ESCOLAR NO PARANÁ: SUJEITOS E LEITURAS INTERSECCIONAIS." "resumo" => "Quem são os marginalizados das salas de aula? Quem são os que ficam “de fora” da escola? A experiência na escola nos confronta com uma abordagem plural dos corpos indesejados da escola, negros e negras, LGBT’s, os pobres, as meninas... essa lista poderia aumentar de diferentes formas. Os trabalhos com questões de diferença na escola revelam, nas narrativas de alunos e alunas, que casos de violência, lgbtfobia, racismo, machismo, misoginia e capacitismo podem ser fatores de abandono escolar e baixo rendimento de crianças e adolescentes. entre os objetivos que recortam esta esta pesquisa, está o de buscar ouvir os interlocutores que já traçaram esse caminho, aqueles que já foram empurrados para fora uma vez, aqueles que são os sujeitos por trás dos números de abandono e evasão escolar. Através da coleta de entrevistas junto a alunos de escolas de de Ensino de Jovens e Adultos de Curitiba, busca-se dar pessoalidade e rostos às narrativas que tão bem conhecemos, ouvir seus relatos, suas razões, como eram as relações com professores, colegas e o espaço escolar, buscando além daqueles que o sujeito afirma serem seus motivos de abandono da escola, como as razões de conflito internas podem se projetar ao longo da vida do estudante e influenciar suas decisões. Por meio de uma análise com viés interseccional, buscamos perceber como os recortes de gênero, raça e classe circundam as histórias contadas pelos alunos evadidos no Paraná." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID526_TB7024_11122023225139.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMAIRA JURICH PILLATI" "autor_nome_curto" => "JAMAIRA" "autor_email" => "jamairajurichp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99979 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7024 "inscrito_id" => 526 "titulo" => "EVASÃO E ABANDONO ESCOLAR NO PARANÁ: SUJEITOS E LEITURAS INTERSECCIONAIS." "resumo" => "Quem são os marginalizados das salas de aula? Quem são os que ficam “de fora” da escola? A experiência na escola nos confronta com uma abordagem plural dos corpos indesejados da escola, negros e negras, LGBT’s, os pobres, as meninas... essa lista poderia aumentar de diferentes formas. Os trabalhos com questões de diferença na escola revelam, nas narrativas de alunos e alunas, que casos de violência, lgbtfobia, racismo, machismo, misoginia e capacitismo podem ser fatores de abandono escolar e baixo rendimento de crianças e adolescentes. entre os objetivos que recortam esta esta pesquisa, está o de buscar ouvir os interlocutores que já traçaram esse caminho, aqueles que já foram empurrados para fora uma vez, aqueles que são os sujeitos por trás dos números de abandono e evasão escolar. Através da coleta de entrevistas junto a alunos de escolas de de Ensino de Jovens e Adultos de Curitiba, busca-se dar pessoalidade e rostos às narrativas que tão bem conhecemos, ouvir seus relatos, suas razões, como eram as relações com professores, colegas e o espaço escolar, buscando além daqueles que o sujeito afirma serem seus motivos de abandono da escola, como as razões de conflito internas podem se projetar ao longo da vida do estudante e influenciar suas decisões. Por meio de uma análise com viés interseccional, buscamos perceber como os recortes de gênero, raça e classe circundam as histórias contadas pelos alunos evadidos no Paraná." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID526_TB7024_11122023225139.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMAIRA JURICH PILLATI" "autor_nome_curto" => "JAMAIRA" "autor_email" => "jamairajurichp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }