UM OLHAR NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DENTRO DE ESCOLAS PÚBLICAS: RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100430 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7638 "inscrito_id" => 20572 "titulo" => "UM OLHAR NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DENTRO DE ESCOLAS PÚBLICAS: RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O presente trabalho consiste em um relatório de conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II, do curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade de Pernambuco. Ele foi submetido como parte da nota do semestre de 2022.2, para compor a carga horária e registrar as vivências nas escolas-campo nos meses de março e abril do ano de 2023. Sendo assim, é uma pesquisa qualitativa, descritiva e crítica sobre as vivências dentro das salas de aula de duas escolas públicas: Escola de Aplicação do Recife FCAP/UPE, no município de Recife - PE, e Escola Estadual Dom Carlos Coelho, na cidade de Nazaré da Mata - PE. As observações foram feitas durante as aulas de língua inglesa no ensino fundamental, na primeira escola, e no ensino médio, na segunda. O objetivo deste trabalho é descrever, analisar, comparar e refletir sobre o processo de ensino de uma língua estrangeira na educação básica pública brasileira, tanto em relação à prática docente dos professores como da estagiária durante as regências, além dos resultados e desafios encontrados, com foco na elaboração e aplicação de sequências didáticas ao longo do ano letivo. Com isso, essa pesquisa foi fundamentada nas pesquisas de teóricos como Oliveira (2014), Alarcão (2001), Miccoli (2016), Cristóvão (2009) e Leffa (2011) e tendências pedagógicas do ensino de uma segunda língua, considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais, visando a utilização de metodologias que ultrapassem as barreiras encontradas nesses espaços educativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20572_TB7638_03102023223826.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ RODRIGUES BOMFIM" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "beatrizrbomfim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100430 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7638 "inscrito_id" => 20572 "titulo" => "UM OLHAR NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DENTRO DE ESCOLAS PÚBLICAS: RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O presente trabalho consiste em um relatório de conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II, do curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade de Pernambuco. Ele foi submetido como parte da nota do semestre de 2022.2, para compor a carga horária e registrar as vivências nas escolas-campo nos meses de março e abril do ano de 2023. Sendo assim, é uma pesquisa qualitativa, descritiva e crítica sobre as vivências dentro das salas de aula de duas escolas públicas: Escola de Aplicação do Recife FCAP/UPE, no município de Recife - PE, e Escola Estadual Dom Carlos Coelho, na cidade de Nazaré da Mata - PE. As observações foram feitas durante as aulas de língua inglesa no ensino fundamental, na primeira escola, e no ensino médio, na segunda. O objetivo deste trabalho é descrever, analisar, comparar e refletir sobre o processo de ensino de uma língua estrangeira na educação básica pública brasileira, tanto em relação à prática docente dos professores como da estagiária durante as regências, além dos resultados e desafios encontrados, com foco na elaboração e aplicação de sequências didáticas ao longo do ano letivo. Com isso, essa pesquisa foi fundamentada nas pesquisas de teóricos como Oliveira (2014), Alarcão (2001), Miccoli (2016), Cristóvão (2009) e Leffa (2011) e tendências pedagógicas do ensino de uma segunda língua, considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais, visando a utilização de metodologias que ultrapassem as barreiras encontradas nesses espaços educativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20572_TB7638_03102023223826.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ RODRIGUES BOMFIM" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "beatrizrbomfim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }