A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERGERACIONALUMA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL VINÍCIUS DE MORAES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96926 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3020 "inscrito_id" => 12454 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERGERACIONALUMA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL VINÍCIUS DE MORAES" "resumo" => "Diante do desafio em poder conectar diferentes gerações, as ações educacionais são uma forma de quebrar barreiras e estereótipos ligados ao etarismo. A proposta deste artigo está ligada a duas Tecnologias Sociais tocantinenses que atuam com educação, sendo elas: A Universidade da Maturidade - UMA/UFT, que tem por objetivo realizar ações em prol da gerontologia e do envelhecimento ativo e o Ecoponto na Escola, projeto criado pelo Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica – IDAHRA que trabalha a Educação Ambiental Intergeracional. Neste manuscrito, objetivamos analisar o processo de Educação Intergeracional durante a interação das duas tecnologias sociais na Escola de Tempo Integral Vinícius de Moraes (ETI Vinícius de Moraes). Para estudar este fenômeno de conexão intergeracional e a troca de experiências entre os mais velhos e as crianças, foi utilizada a técnica da observação participante, bem como a aplicação de questionários semi-estruturados, entrevistas individuais e em reuniões coletivas, quanto a parte teórica, realizou-se pesquisas bibliográficas, com análise documental dos projetos, documentos curriculares e outras publicações que abordam o cuidar do meio ambiente e as práticas educativas. Entre os resultados, foram levantados relatos dos encontros que já aconteceram, discussões, ajustes de percurso, registros de ações ofertadas, perfil dos contemplados e atividades desenvolvidas, à luz de autores contemporâneos que escrevem sobre a intergeracionalidade nas escolas, as diferentes formas do fazer e do aprender com as pessoas mais velhas e a troca prazerosa do ensino aprendizagem com crianças" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12454_TB3020_22052023160845.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO AFONSO NUNES FILHO" "autor_nome_curto" => "FERNANDO AFONSO" "autor_email" => "fanfilho@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96926 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3020 "inscrito_id" => 12454 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERGERACIONALUMA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL VINÍCIUS DE MORAES" "resumo" => "Diante do desafio em poder conectar diferentes gerações, as ações educacionais são uma forma de quebrar barreiras e estereótipos ligados ao etarismo. A proposta deste artigo está ligada a duas Tecnologias Sociais tocantinenses que atuam com educação, sendo elas: A Universidade da Maturidade - UMA/UFT, que tem por objetivo realizar ações em prol da gerontologia e do envelhecimento ativo e o Ecoponto na Escola, projeto criado pelo Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica – IDAHRA que trabalha a Educação Ambiental Intergeracional. Neste manuscrito, objetivamos analisar o processo de Educação Intergeracional durante a interação das duas tecnologias sociais na Escola de Tempo Integral Vinícius de Moraes (ETI Vinícius de Moraes). Para estudar este fenômeno de conexão intergeracional e a troca de experiências entre os mais velhos e as crianças, foi utilizada a técnica da observação participante, bem como a aplicação de questionários semi-estruturados, entrevistas individuais e em reuniões coletivas, quanto a parte teórica, realizou-se pesquisas bibliográficas, com análise documental dos projetos, documentos curriculares e outras publicações que abordam o cuidar do meio ambiente e as práticas educativas. Entre os resultados, foram levantados relatos dos encontros que já aconteceram, discussões, ajustes de percurso, registros de ações ofertadas, perfil dos contemplados e atividades desenvolvidas, à luz de autores contemporâneos que escrevem sobre a intergeracionalidade nas escolas, as diferentes formas do fazer e do aprender com as pessoas mais velhas e a troca prazerosa do ensino aprendizagem com crianças" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12454_TB3020_22052023160845.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO AFONSO NUNES FILHO" "autor_nome_curto" => "FERNANDO AFONSO" "autor_email" => "fanfilho@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }