AUTISMO E JUDÔ: UNIDOS PELA INCLUSÃO – UM ESTUDO DE CASO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94973 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 452 "inscrito_id" => 9324 "titulo" => "AUTISMO E JUDÔ: UNIDOS PELA INCLUSÃO – UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por algum grau de comprometimento biopsicossocial. Objetivo: Verificar o impacto das aulas de judô em um educando com o diagnóstico de TEA. Metodologia: Realizamos um estudo de caso onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Resultados: Iniciamos a entrevista com a mãe que aponta os motivos que a levou a colocá-lo no judô, “...para poder melhorar mais a atenção e a socialização”; mostra-se preocupada com preconceitos “A minha maior preocupação é a questão do bullyng e o preconceito...” também aponta as melhoras ocorridas com o judô “...melhorou a socialização, equilíbrio, disciplina e condicionamento físico...”. O judô é uma ferramenta terapêutica e educacional, que melhora a forma física, o controle motor e as atitudes psicossocias. Os colegas apontam as mudanças ocorridas; “No começo ele não ficava muito quietinho, atualmente faz tudo tranquilo, se comporta bastante. Eu acho que o judô vem ajudando-o”. “Treinar com ele é bem legal, pois o ajuda a socializar com as pessoas”; “Treinar com ele é igual treinar com qualquer outra pessoa”. Apesar de o judô ser um esporte individual, a modalidade privilegia a coletividade, o respeito, a amizade e a disciplina. Conclusões: Percebemos que o judô traz benefícios ao considerar as especificidades, proporcionando o amadurecimento do aluno, auxiliando-o no entendimento das suas emoções e na apreensão de valores e há uma relação muito importante e benéfica da qual contribui-se para acabar com o preconceito e a promover a inclusão, na família, com os amigos e na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9324_TB452_20112023094642.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.menezes@goldeletra" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94973 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 452 "inscrito_id" => 9324 "titulo" => "AUTISMO E JUDÔ: UNIDOS PELA INCLUSÃO – UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por algum grau de comprometimento biopsicossocial. Objetivo: Verificar o impacto das aulas de judô em um educando com o diagnóstico de TEA. Metodologia: Realizamos um estudo de caso onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Resultados: Iniciamos a entrevista com a mãe que aponta os motivos que a levou a colocá-lo no judô, “...para poder melhorar mais a atenção e a socialização”; mostra-se preocupada com preconceitos “A minha maior preocupação é a questão do bullyng e o preconceito...” também aponta as melhoras ocorridas com o judô “...melhorou a socialização, equilíbrio, disciplina e condicionamento físico...”. O judô é uma ferramenta terapêutica e educacional, que melhora a forma física, o controle motor e as atitudes psicossocias. Os colegas apontam as mudanças ocorridas; “No começo ele não ficava muito quietinho, atualmente faz tudo tranquilo, se comporta bastante. Eu acho que o judô vem ajudando-o”. “Treinar com ele é bem legal, pois o ajuda a socializar com as pessoas”; “Treinar com ele é igual treinar com qualquer outra pessoa”. Apesar de o judô ser um esporte individual, a modalidade privilegia a coletividade, o respeito, a amizade e a disciplina. Conclusões: Percebemos que o judô traz benefícios ao considerar as especificidades, proporcionando o amadurecimento do aluno, auxiliando-o no entendimento das suas emoções e na apreensão de valores e há uma relação muito importante e benéfica da qual contribui-se para acabar com o preconceito e a promover a inclusão, na família, com os amigos e na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9324_TB452_20112023094642.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.menezes@goldeletra" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }