EDUCAÇÃO ESTÉTICA, PROCESSOS DE CRIAÇÃO E ATO FOTOGRÁFICO DE FOTÓGRAFOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99522 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6404 "inscrito_id" => 13606 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESTÉTICA, PROCESSOS DE CRIAÇÃO E ATO FOTOGRÁFICO DE FOTÓGRAFOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "Este trabalho é o desdobramento de uma dissertação cujo objetivo foi analisar os processos de criação no ato fotográfico por dois fotógrafos com deficiência visual. Nos pautamos na teoria histórico-cultural, em especial, os estudo de L.S. Vigotski, em diálogo com Dubois, para tratarmos do ato fotográfico e colocamos em debate questões acerca da fotografia, da concepção de deficiência e do processo de desenvolvimento humano, além dos processos de criação, da vivência/perejivánie e a educação estética. O entrelaçamento desses conceitos sustenta a ideia de que a fotografia se faz em processo, a partir das relações vividas pelo fotógrafo, e são essas experiências que dão suporte ao sujeito para construir as suas imagens. Neste trabalho, nos debruçaremos sobre as discussões acerca da educação estética e da fotografia como linguagem artística a partir do trabalho de dois fotógrafos com deficiência visual. Foram realizadas duas entrevistas em profundidade de modo a compreender os processos de criação no ato fotográfico dos sujeitos da pesquisa. A partir das reflexões feitas, podemos considerar que a fotografia é concebida em diversas etapas e que a visão é apenas um dos componentes desse fazer e que ela pode ser assumida como uma prática cultural possível para pessoas com deficiência visual. No campo educacional, abrem-se possibilidades do ensinar e aprender a fotografia a partir de uma abordagem do ato fotográfico e da educação estética, demonstrando que o processo desse fazer não se reduz a um produto final, mas se trata de uma construção que leva em consideração as vivências do sujeito, apontando, assim, para propostas de educação pautadas na perspectiva inclusiva, de modo a superar as barreiras que provocam os impedimentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13606_TB6404_04102023201712.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE PEREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUCIENE" "autor_email" => "lucienearaujorj@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99522 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6404 "inscrito_id" => 13606 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESTÉTICA, PROCESSOS DE CRIAÇÃO E ATO FOTOGRÁFICO DE FOTÓGRAFOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "Este trabalho é o desdobramento de uma dissertação cujo objetivo foi analisar os processos de criação no ato fotográfico por dois fotógrafos com deficiência visual. Nos pautamos na teoria histórico-cultural, em especial, os estudo de L.S. Vigotski, em diálogo com Dubois, para tratarmos do ato fotográfico e colocamos em debate questões acerca da fotografia, da concepção de deficiência e do processo de desenvolvimento humano, além dos processos de criação, da vivência/perejivánie e a educação estética. O entrelaçamento desses conceitos sustenta a ideia de que a fotografia se faz em processo, a partir das relações vividas pelo fotógrafo, e são essas experiências que dão suporte ao sujeito para construir as suas imagens. Neste trabalho, nos debruçaremos sobre as discussões acerca da educação estética e da fotografia como linguagem artística a partir do trabalho de dois fotógrafos com deficiência visual. Foram realizadas duas entrevistas em profundidade de modo a compreender os processos de criação no ato fotográfico dos sujeitos da pesquisa. A partir das reflexões feitas, podemos considerar que a fotografia é concebida em diversas etapas e que a visão é apenas um dos componentes desse fazer e que ela pode ser assumida como uma prática cultural possível para pessoas com deficiência visual. No campo educacional, abrem-se possibilidades do ensinar e aprender a fotografia a partir de uma abordagem do ato fotográfico e da educação estética, demonstrando que o processo desse fazer não se reduz a um produto final, mas se trata de uma construção que leva em consideração as vivências do sujeito, apontando, assim, para propostas de educação pautadas na perspectiva inclusiva, de modo a superar as barreiras que provocam os impedimentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13606_TB6404_04102023201712.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE PEREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUCIENE" "autor_email" => "lucienearaujorj@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }