IMPORT NCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS NATAL CENTRAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100110 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7200 "inscrito_id" => 13004 "titulo" => "IMPORT NCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS NATAL CENTRAL" "resumo" => "Durante a licenciatura, os discentes possuem, em sua grade curricular, diversas disciplinas voltadas para a formação pedagógica, como o Estágio Supervisionado para Formação de Professores, em que os/as licenciandos/as podem se aproximar das vivências escolares e começar a experimentar a prática docente. Entretanto, até hoje, para diversos professores, grande parte da prática docente é desenvolvida no dia-a-dia. Assim, torna-se necessário questionar a importância da formação pedagógica, durante a graduação, nas licenciaturas, para a profissão. Desse modo, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal Central (CNAT) é um espaço oportuno para realizar essa análise, uma vez que apresenta um vasto corpo docente e infraestrutura de excelência, além de recursos como a disposição de laboratórios bem equipados. Outro desafio a ser considerado, quando direcionamos o enfoque dessa pesquisa para o instituto, é a formação técnica em conjunto com a educação básica, o que capacita os alunos para que estejam aptos a ingressarem no mercado de trabalho, após concluírem o Ensino Médio. Nessa perspectiva, esse trabalho configura-se como um estudo de caso qualitativo, tendo como objetivo principal evidenciar a importância da formação pedagógica na prática docente dos professores de biologia do IFRN - CNAT. Para isso, utilizamos, como método, a observação das aulas de três docentes, registrada em diários de bordo, aliado à avaliação das aulas, disciplina e docentes por parte dos estudantes dos respectivos professores, bem como entrevistas aos docentes para investigarmos características de suas formações. Nosso estudo encontra-se em curso, dessa forma, o apresentado aqui trata-se de um recorte de informações inaugurais às metas de nosso projeto, uma vez que pretendemos, com essa análise, ressaltar a necessidade do preparo do profissional docente para lidar com diversas experiências do cotidiano relacionadas à prática docente, bem como de que modo essa formação é potencialmente positiva para a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13004_TB7200_04122023170333.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA LACERDA CAVALCANTI DENES" "autor_nome_curto" => "MARIA Eduarda" "autor_email" => "eduarda.cavalcanti.703@uf" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100110 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7200 "inscrito_id" => 13004 "titulo" => "IMPORT NCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS NATAL CENTRAL" "resumo" => "Durante a licenciatura, os discentes possuem, em sua grade curricular, diversas disciplinas voltadas para a formação pedagógica, como o Estágio Supervisionado para Formação de Professores, em que os/as licenciandos/as podem se aproximar das vivências escolares e começar a experimentar a prática docente. Entretanto, até hoje, para diversos professores, grande parte da prática docente é desenvolvida no dia-a-dia. Assim, torna-se necessário questionar a importância da formação pedagógica, durante a graduação, nas licenciaturas, para a profissão. Desse modo, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal Central (CNAT) é um espaço oportuno para realizar essa análise, uma vez que apresenta um vasto corpo docente e infraestrutura de excelência, além de recursos como a disposição de laboratórios bem equipados. Outro desafio a ser considerado, quando direcionamos o enfoque dessa pesquisa para o instituto, é a formação técnica em conjunto com a educação básica, o que capacita os alunos para que estejam aptos a ingressarem no mercado de trabalho, após concluírem o Ensino Médio. Nessa perspectiva, esse trabalho configura-se como um estudo de caso qualitativo, tendo como objetivo principal evidenciar a importância da formação pedagógica na prática docente dos professores de biologia do IFRN - CNAT. Para isso, utilizamos, como método, a observação das aulas de três docentes, registrada em diários de bordo, aliado à avaliação das aulas, disciplina e docentes por parte dos estudantes dos respectivos professores, bem como entrevistas aos docentes para investigarmos características de suas formações. Nosso estudo encontra-se em curso, dessa forma, o apresentado aqui trata-se de um recorte de informações inaugurais às metas de nosso projeto, uma vez que pretendemos, com essa análise, ressaltar a necessidade do preparo do profissional docente para lidar com diversas experiências do cotidiano relacionadas à prática docente, bem como de que modo essa formação é potencialmente positiva para a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13004_TB7200_04122023170333.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA LACERDA CAVALCANTI DENES" "autor_nome_curto" => "MARIA Eduarda" "autor_email" => "eduarda.cavalcanti.703@uf" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }