O GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO E A GAMIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100324 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7502 "inscrito_id" => 22239 "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO E A GAMIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A gamificação tem se mostrado uma abordagem inovadora e eficaz no campo da educação, conquistando cada vez mais espaço nas salas de aula. Ao trazer elementos dos jogos para o contexto educacional, especialmente no estudo do gênero textual artigo de opinião para uma turma de 9º ano, além de despertar o interesse, o engajamento e a motivação dos alunos, potencializa o processo de desenvolvimento de habilidades essenciais para o despertar do pensamento crítico e da argumentação. Observando a problemática do desenvolvimento das competências argumentativas e persuasivas dos estudantes, investigamos as contribuições que o gênero textual artigo de opinião pode trazer para estes educandos. O objetivo geral é desenvolver no estudante o domínio da escrita, de modo a não utilizá-la apenas como um mero código, mas como meio de agir de forma coerente e persuasiva em situações discursivas. A pesquisa justifica-se pela necessidade do uso efetivo de estratégias didáticas que desenvolvam a competência textual discursiva requerida para interagir em uma sociedade letrada e competitiva, considerando que a utilização da escrita opinativa requer conhecimento e argumentação, sendo, atualmente, um instrumento muito importante na consolidação do aluno como agente transformador do meio social no qual está inserido. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para o desenvolvimento das habilidades discursivas e críticas dos estudantes, visando a uma formação mais completa e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22239_TB7502_10122023213754.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRAULIO MACIEL SILVA" "autor_nome_curto" => "BRAULIO MACIEL" "autor_email" => "brauliomsilva78@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100324 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7502 "inscrito_id" => 22239 "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO E A GAMIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A gamificação tem se mostrado uma abordagem inovadora e eficaz no campo da educação, conquistando cada vez mais espaço nas salas de aula. Ao trazer elementos dos jogos para o contexto educacional, especialmente no estudo do gênero textual artigo de opinião para uma turma de 9º ano, além de despertar o interesse, o engajamento e a motivação dos alunos, potencializa o processo de desenvolvimento de habilidades essenciais para o despertar do pensamento crítico e da argumentação. Observando a problemática do desenvolvimento das competências argumentativas e persuasivas dos estudantes, investigamos as contribuições que o gênero textual artigo de opinião pode trazer para estes educandos. O objetivo geral é desenvolver no estudante o domínio da escrita, de modo a não utilizá-la apenas como um mero código, mas como meio de agir de forma coerente e persuasiva em situações discursivas. A pesquisa justifica-se pela necessidade do uso efetivo de estratégias didáticas que desenvolvam a competência textual discursiva requerida para interagir em uma sociedade letrada e competitiva, considerando que a utilização da escrita opinativa requer conhecimento e argumentação, sendo, atualmente, um instrumento muito importante na consolidação do aluno como agente transformador do meio social no qual está inserido. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para o desenvolvimento das habilidades discursivas e críticas dos estudantes, visando a uma formação mais completa e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22239_TB7502_10122023213754.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRAULIO MACIEL SILVA" "autor_nome_curto" => "BRAULIO MACIEL" "autor_email" => "brauliomsilva78@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }