EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: NOVOS DESAFIOS NO NOVO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100518 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7761 "inscrito_id" => 1757 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: NOVOS DESAFIOS NO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) parte, segundo REIGOTA (2016), como Educação Política, no que tange a afirmação de análises das relações políticas, econômicas, sociais e culturais entre a humanidade e a natureza, e as relações entre os seres humanos, visando a superação dos mecanismos de controle e de dominação que impedem a participação livre, consciente e democrática de todas/es/os. Para tanto, está atrelada diretamente ao Ensino de Geografia, onde parte da reflexão socioambiental construída em sala de aula, a partir da análise dos conteúdos de Geografia no livro didático da Coletânea Moderna Plus (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - Natureza em Transformação). Com isso, o presente trabalho busca, a partir da Educação Ambiental (EA), o diálogo do mesmo aplicado ao Ensino de Geografia na Educação Básica. O conceito está presente no componente curricular por meio das suas intersecções que dialoga também com os conceitos primordiais de região, lugar, território, paisagem e espaço, segundo o geógrafo brasileiro Milton Santos, onde compõem o caderno de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de acordo com a estrutura do Novo Ensino Médio. As competências específicas, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), expressam a presença de diálogo, a reflexão socioambiental, e o desenvolvimento de consciência ambiental na formação básica. Diante dessa verificação, tal trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos de Geografia que abordam a EA no livro didático da Coletânea Moderna Plus (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - Natureza em Transformação) do Novo Ensino Médio e seus métodos de inserção e desenvolvimento, a partir do uso das metodologias ativas, como ferramentas não tradicionais. A metodologia consiste numa primeira etapa na revisão bibliográfica, de artigos e livros, para compreender as diversas perspectivas de autores renomados na área em discussão. Como segunda e última etapa, a análise do livro didático supracitado acima. Logo, é possível compreender a importância de trabalhar em sala de aula, a Educação Ambiental, como meio de construção, reflexão e consciência de indivíduos socialmente e ambientalmente comprometidos com a defesa da natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1757_TB7761_20062023235921.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAIANE BEZERRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Naiane Araújo" "autor_email" => "marianaianearaujo9@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100518 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7761 "inscrito_id" => 1757 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: NOVOS DESAFIOS NO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) parte, segundo REIGOTA (2016), como Educação Política, no que tange a afirmação de análises das relações políticas, econômicas, sociais e culturais entre a humanidade e a natureza, e as relações entre os seres humanos, visando a superação dos mecanismos de controle e de dominação que impedem a participação livre, consciente e democrática de todas/es/os. Para tanto, está atrelada diretamente ao Ensino de Geografia, onde parte da reflexão socioambiental construída em sala de aula, a partir da análise dos conteúdos de Geografia no livro didático da Coletânea Moderna Plus (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - Natureza em Transformação). Com isso, o presente trabalho busca, a partir da Educação Ambiental (EA), o diálogo do mesmo aplicado ao Ensino de Geografia na Educação Básica. O conceito está presente no componente curricular por meio das suas intersecções que dialoga também com os conceitos primordiais de região, lugar, território, paisagem e espaço, segundo o geógrafo brasileiro Milton Santos, onde compõem o caderno de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de acordo com a estrutura do Novo Ensino Médio. As competências específicas, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), expressam a presença de diálogo, a reflexão socioambiental, e o desenvolvimento de consciência ambiental na formação básica. Diante dessa verificação, tal trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos de Geografia que abordam a EA no livro didático da Coletânea Moderna Plus (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - Natureza em Transformação) do Novo Ensino Médio e seus métodos de inserção e desenvolvimento, a partir do uso das metodologias ativas, como ferramentas não tradicionais. A metodologia consiste numa primeira etapa na revisão bibliográfica, de artigos e livros, para compreender as diversas perspectivas de autores renomados na área em discussão. Como segunda e última etapa, a análise do livro didático supracitado acima. Logo, é possível compreender a importância de trabalhar em sala de aula, a Educação Ambiental, como meio de construção, reflexão e consciência de indivíduos socialmente e ambientalmente comprometidos com a defesa da natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1757_TB7761_20062023235921.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAIANE BEZERRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Naiane Araújo" "autor_email" => "marianaianearaujo9@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }