ENSINO DE QUÍMICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98798 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5472 "inscrito_id" => 12550 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A química é uma disciplina que faz parte dos componentes curriculares do Ensino Médio e que possui enorme grau de importância para a formação dos alunos da Educação Básica. Por meio do estudo dessa ciência, os discentes tornam-se capazes de perceber e compreender diversos fenômenos e mudanças químicas que ocorrem no dia a dia e no mundo físico, tornando-se capazes de se desenvolver como cidadãos e interagir com o mundo de forma crítica e consciente. No entanto, a química é comumente citada pelos estudantes como uma das disciplinas mais difíceis e complicadas de se estudar em razão da abstração, complexidade e da forma como é ministrada. Partindo desses pressupostos, este estudo buscou identificar as principais percepções de 30 discentes de uma turma do 4° ano do IFRN campus Apodi sobre o ensino-aprendizagem da disciplina de química. Para tanto, foi elaborado e aplicado, por meio da plataforma Google Forms, um questionário composto por nove afirmativas, onde os participantes avaliaram cada uma delas atribuindo-lhes o seu grau de concordância ou discordância. Por meio da análise dos dados obtidos, foi possível constatar que os estudantes possuem uma boa relação com a química e com o professor que leciona a disciplina. Entretanto, também se verificou que os alunos consideram que os assuntos de química são difíceis e, além disso, constatou-se que não são realizadas aulas práticas em laboratório de forma frequente. Conclui-se, portanto, que, apesar dos alunos possuírem uma boa relação com a química, esta ciência deve ser lecionada de forma mais contextualizada para que os alunos possam compreende-la de forma mais eficaz. Ademais, acredita-se que devem ser realizadas mais aulas práticas em laboratório para que os estudantes possam compreender melhor os conhecimentos químicos ensinados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12550_TB5472_04102023230921.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIÃO LINO NETO" "autor_nome_curto" => "Sebastião Neto" "autor_email" => "n.lino@escolar.ifrn.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98798 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5472 "inscrito_id" => 12550 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A química é uma disciplina que faz parte dos componentes curriculares do Ensino Médio e que possui enorme grau de importância para a formação dos alunos da Educação Básica. Por meio do estudo dessa ciência, os discentes tornam-se capazes de perceber e compreender diversos fenômenos e mudanças químicas que ocorrem no dia a dia e no mundo físico, tornando-se capazes de se desenvolver como cidadãos e interagir com o mundo de forma crítica e consciente. No entanto, a química é comumente citada pelos estudantes como uma das disciplinas mais difíceis e complicadas de se estudar em razão da abstração, complexidade e da forma como é ministrada. Partindo desses pressupostos, este estudo buscou identificar as principais percepções de 30 discentes de uma turma do 4° ano do IFRN campus Apodi sobre o ensino-aprendizagem da disciplina de química. Para tanto, foi elaborado e aplicado, por meio da plataforma Google Forms, um questionário composto por nove afirmativas, onde os participantes avaliaram cada uma delas atribuindo-lhes o seu grau de concordância ou discordância. Por meio da análise dos dados obtidos, foi possível constatar que os estudantes possuem uma boa relação com a química e com o professor que leciona a disciplina. Entretanto, também se verificou que os alunos consideram que os assuntos de química são difíceis e, além disso, constatou-se que não são realizadas aulas práticas em laboratório de forma frequente. Conclui-se, portanto, que, apesar dos alunos possuírem uma boa relação com a química, esta ciência deve ser lecionada de forma mais contextualizada para que os alunos possam compreende-la de forma mais eficaz. Ademais, acredita-se que devem ser realizadas mais aulas práticas em laboratório para que os estudantes possam compreender melhor os conhecimentos químicos ensinados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12550_TB5472_04102023230921.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEBASTIÃO LINO NETO" "autor_nome_curto" => "Sebastião Neto" "autor_email" => "n.lino@escolar.ifrn.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }