REFLEXÕES SOBRE OS (DES)CAMINHOS DO ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95567 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1215 "inscrito_id" => 6858 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE OS (DES)CAMINHOS DO ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O ensino de gramática na sala de aula tem sido foco de crescentes discussões, nas academias e em diversos estudos publicados por autores, a exemplo de Travaglia (2009). Um dos eixos centrais das discussões é o fato de que o aluno estuda conteúdos gramaticais durante todo o percurso da educação básica, e, mesmo assim, não domina a norma padrão da Língua Portuguesa. Este entrave leva-nos a refletir sobre o seguinte questionamento: por que o aluno tem tanta dificuldade em usar as regras da língua portuguesa, se, na educação básica, o ensino de gramática é fortemente apregoado pelos professores, durante as aulas de língua materna? Sabe-se que alguns professores adotam a norma prescritiva como regra a ser seguida, outros fazem uso do texto como pretexto para análises metalinguísticas e alguns docentes dão um caráter contextualizado às aulas de gramática. Nesse sentido, precisamos abordar o ensino de gramática na sala de aula na perspectiva de que o aluno desenvolva a competência comunicativa. Seguindo esse viés de discussão, este artigo objetiva analisar como o ensino de gramática é abordado em sala de aula pelos professores da educação básica, especificamente das séries finais do ensino fundamental, proporcionando aos estudantes um conhecimento reflexivo e crítico sobre a língua. Para tanto, fundamentamos as discussões teóricas, a partir da pesquisa bibliográfica e explicativa baseada nos postulados de Travaglia (2009), Neves (2012), Perini (2016), Antunes (2003), Campos (2014) entre outros. Os resultados desta pesquisa apontam que a metodologia usada pelo professor pode, ou não, ser produtiva, na perspectiva de ser eficaz e eficiente para o processo de interação. Apresentamos, portanto, uma proposta didático-pedagógica a qual pode levar o professor a se apropriar de estratégias capazes de ressignificar o ensino de gramática na educação básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID6858_TB1215_07122023142555.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÚRSULA PEREIRA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "ÚRSULA" "autor_email" => "ursula.ug@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95567 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1215 "inscrito_id" => 6858 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE OS (DES)CAMINHOS DO ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O ensino de gramática na sala de aula tem sido foco de crescentes discussões, nas academias e em diversos estudos publicados por autores, a exemplo de Travaglia (2009). Um dos eixos centrais das discussões é o fato de que o aluno estuda conteúdos gramaticais durante todo o percurso da educação básica, e, mesmo assim, não domina a norma padrão da Língua Portuguesa. Este entrave leva-nos a refletir sobre o seguinte questionamento: por que o aluno tem tanta dificuldade em usar as regras da língua portuguesa, se, na educação básica, o ensino de gramática é fortemente apregoado pelos professores, durante as aulas de língua materna? Sabe-se que alguns professores adotam a norma prescritiva como regra a ser seguida, outros fazem uso do texto como pretexto para análises metalinguísticas e alguns docentes dão um caráter contextualizado às aulas de gramática. Nesse sentido, precisamos abordar o ensino de gramática na sala de aula na perspectiva de que o aluno desenvolva a competência comunicativa. Seguindo esse viés de discussão, este artigo objetiva analisar como o ensino de gramática é abordado em sala de aula pelos professores da educação básica, especificamente das séries finais do ensino fundamental, proporcionando aos estudantes um conhecimento reflexivo e crítico sobre a língua. Para tanto, fundamentamos as discussões teóricas, a partir da pesquisa bibliográfica e explicativa baseada nos postulados de Travaglia (2009), Neves (2012), Perini (2016), Antunes (2003), Campos (2014) entre outros. Os resultados desta pesquisa apontam que a metodologia usada pelo professor pode, ou não, ser produtiva, na perspectiva de ser eficaz e eficiente para o processo de interação. Apresentamos, portanto, uma proposta didático-pedagógica a qual pode levar o professor a se apropriar de estratégias capazes de ressignificar o ensino de gramática na educação básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID6858_TB1215_07122023142555.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÚRSULA PEREIRA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "ÚRSULA" "autor_email" => "ursula.ug@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }