RESULTADOS DE UM MAPEAMENTO TEÓRICO: A PEDAGOGIA DA ALTERN NCIA ENQUANTO PERSPECTIVA FORMATIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95225 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 767 "inscrito_id" => 7181 "titulo" => "RESULTADOS DE UM MAPEAMENTO TEÓRICO: A PEDAGOGIA DA ALTERN NCIA ENQUANTO PERSPECTIVA FORMATIVA" "resumo" => "Este artigo se origina a partir de uma pesquisa qualitativa de mapeamento teórico realizado na Revista Brasileira de Educação do Campo, no período de 2019 a 2022. Neste mapeamento, utilizou-se a palavra-chave Educação do Campo, sendo considerada em todo o corpo do artigo, obtendo-se 290 artigos, em que desenvolveram-se procedimentos de identificação, classificação/organização e análise. Desta forma, nos procedimentos de classificação e organização, empregou-se critérios de exclusão e adotou-se ainda a Análise Textual Discursiva, organizando os artigos encontrados em 5 categorias finais: Formação Docente; Movimentos Sociais; Pedagogia da Alternância; Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas. Neste sentido, este artigo apresenta um recorte que analisa os 31 artigos que compõem a categoria Pedagogia da Alternância. Logo, o objetivo deste artigo é compreender a emergência de estudos sobre Pedagogia da Alternância e como tal perspectiva tem sido abordada nas produções da revista. Como resultado, observa-se que os artigos defendem a Pedagogia da Alternância como estratégia formativa de escolarização no contexto da Educação do Campo, cujo enfoque está na construção de aprendizagens baseadas no contexto em que a escola está inserida, em respeito também às temporalidades e especificidades locais. Tal perspectiva, também salienta o desenvolvimento de habilidades técnicas, sociais e culturais, além de fortalecer a identidade e a autonomia dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7181_TB767_11092023170040.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DA SILVA SCHWARZBACH" "autor_nome_curto" => "LUCAS SCHWARZBA" "autor_email" => "lucasschwarzbach@furg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95225 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 767 "inscrito_id" => 7181 "titulo" => "RESULTADOS DE UM MAPEAMENTO TEÓRICO: A PEDAGOGIA DA ALTERN NCIA ENQUANTO PERSPECTIVA FORMATIVA" "resumo" => "Este artigo se origina a partir de uma pesquisa qualitativa de mapeamento teórico realizado na Revista Brasileira de Educação do Campo, no período de 2019 a 2022. Neste mapeamento, utilizou-se a palavra-chave Educação do Campo, sendo considerada em todo o corpo do artigo, obtendo-se 290 artigos, em que desenvolveram-se procedimentos de identificação, classificação/organização e análise. Desta forma, nos procedimentos de classificação e organização, empregou-se critérios de exclusão e adotou-se ainda a Análise Textual Discursiva, organizando os artigos encontrados em 5 categorias finais: Formação Docente; Movimentos Sociais; Pedagogia da Alternância; Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas. Neste sentido, este artigo apresenta um recorte que analisa os 31 artigos que compõem a categoria Pedagogia da Alternância. Logo, o objetivo deste artigo é compreender a emergência de estudos sobre Pedagogia da Alternância e como tal perspectiva tem sido abordada nas produções da revista. Como resultado, observa-se que os artigos defendem a Pedagogia da Alternância como estratégia formativa de escolarização no contexto da Educação do Campo, cujo enfoque está na construção de aprendizagens baseadas no contexto em que a escola está inserida, em respeito também às temporalidades e especificidades locais. Tal perspectiva, também salienta o desenvolvimento de habilidades técnicas, sociais e culturais, além de fortalecer a identidade e a autonomia dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7181_TB767_11092023170040.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DA SILVA SCHWARZBACH" "autor_nome_curto" => "LUCAS SCHWARZBA" "autor_email" => "lucasschwarzbach@furg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }