PERCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO MÉDIO GAÚCHO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96274 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2131 "inscrito_id" => 6618 "titulo" => "PERCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO MÉDIO GAÚCHO" "resumo" => "A pesquisa intitulada “Transições para o Ensino Híbrido na Educação Básica no Vale do Taquari/RS”, visa contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem o Ensino Híbrido na Educação Básica do Vale do Taquari. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo com aproximações ao estudo de caso, sendo utilizada ATD – Análise Textual Discursiva, para a análise dos dados. O Ensino Híbrido tem sido apresentado como uma possibilidade para os tempos atuais. Em meio a disposição de diferentes tecnologias e do deslocamento de um eixo de aprendizagem fixo para um eixo de aprendizagem dinâmico, a possibilidade de intercalar ensino presencial com ferramentas tecnológicas e parte de ensino online ganham espaço não só no Ensino Superior, mas também na Educação Básica. A pesquisa contou com a participação de onze professores do Ensino Médio da escola pública parceira. Foram realizados quatro encontros com os professores, durante as reuniões pedagógicas da escola, com a proposta de identificar as percepções dos docentes sobre o Ensino Híbrido no que se refere a implementação, documento orientador, práticas pedagógicas, facilidades e dificuldades encontradas. Também foram questionados sobre o uso de recursos tecnológicos e metodologias ativas. Neste trabalho apresenta-se a análise das respostas de duas questões relacionadas ao Ensino Híbrido e Práticas Pedagógicas utilizadas pelos participantes: i) Há diferença entre Ensino Híbrido, Ensino Remoto e Ensino Online? Se sim qual? e ii) Que práticas pedagógicas você utilizaria numa proposta de Ensino Híbrido na Educação Básica? A análise das respostas permitiu traçar o perfil dos professores e contribuiu com as práticas pedagógicas no que se refere ao uso de metodologias ativas durante os encontros presenciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6618_TB2131_20112023164908.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE HERBER" "autor_nome_curto" => "JANE" "autor_email" => "jane.herber@univates.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96274 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2131 "inscrito_id" => 6618 "titulo" => "PERCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO MÉDIO GAÚCHO" "resumo" => "A pesquisa intitulada “Transições para o Ensino Híbrido na Educação Básica no Vale do Taquari/RS”, visa contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem o Ensino Híbrido na Educação Básica do Vale do Taquari. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo com aproximações ao estudo de caso, sendo utilizada ATD – Análise Textual Discursiva, para a análise dos dados. O Ensino Híbrido tem sido apresentado como uma possibilidade para os tempos atuais. Em meio a disposição de diferentes tecnologias e do deslocamento de um eixo de aprendizagem fixo para um eixo de aprendizagem dinâmico, a possibilidade de intercalar ensino presencial com ferramentas tecnológicas e parte de ensino online ganham espaço não só no Ensino Superior, mas também na Educação Básica. A pesquisa contou com a participação de onze professores do Ensino Médio da escola pública parceira. Foram realizados quatro encontros com os professores, durante as reuniões pedagógicas da escola, com a proposta de identificar as percepções dos docentes sobre o Ensino Híbrido no que se refere a implementação, documento orientador, práticas pedagógicas, facilidades e dificuldades encontradas. Também foram questionados sobre o uso de recursos tecnológicos e metodologias ativas. Neste trabalho apresenta-se a análise das respostas de duas questões relacionadas ao Ensino Híbrido e Práticas Pedagógicas utilizadas pelos participantes: i) Há diferença entre Ensino Híbrido, Ensino Remoto e Ensino Online? Se sim qual? e ii) Que práticas pedagógicas você utilizaria numa proposta de Ensino Híbrido na Educação Básica? A análise das respostas permitiu traçar o perfil dos professores e contribuiu com as práticas pedagógicas no que se refere ao uso de metodologias ativas durante os encontros presenciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6618_TB2131_20112023164908.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE HERBER" "autor_nome_curto" => "JANE" "autor_email" => "jane.herber@univates.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }