UM OLHAR SOBRE A PSEUDOLEITURA E AS DIVERSAS LINGUAGENS ATRAVÉS DA RELEITURA DE OBRAS DE VINCENT VAN GOGH
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99751 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6727 "inscrito_id" => 19226 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A PSEUDOLEITURA E AS DIVERSAS LINGUAGENS ATRAVÉS DA RELEITURA DE OBRAS DE VINCENT VAN GOGH" "resumo" => "Na Educação Infantil, possibilitar uma aprendizagem significativa através de experiências e vivências é fundamental para envolver e despertar o interesse das crianças pelo que está sendo vivenciado. Logo, a prática da audição de histórias é o primeiro passo para formar grandes leitores, seguido da pseudoleitura. E nesta perspectiva de envolver as crianças neste processo de ensino-aprendizagem, aplicou- se uma metodologia específica, voltada principalmente para releitura do livro paradidático Quem sou eu? Van Gogh e de obras do artista holandês, como: Noite estrelada, Girassóis e Autorretrato de Saint-Rémy, nas turmas do infantil III A e B, na escola Salesiana Padre Rinaldi, em Carpina-PE, com um quantitativo médio de 18 crianças por turma. O método utilizado com a turma foi uma pesquisa de campo, onde as crianças e suas famílias puderam explorar as atividades propostas e vivenciar de forma lúdica está imersão no mundo da leitura através das várias linguagens que a obra pôde proporcionar. As professoras estabeleceram como objetivo estabelecer relação entre a obra e as mais diversas linguagens que possibilitam a leitura de forma lúdica e prazerosa, considerando as especificidades infantis e a cultura em que cada criança está inserida. Os resultados alcançados se deram de forma satisfatória e foram descritos através do cronograma e anexo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19226_TB6727_20062023210442.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA MARIA DA SILVA PESSOA" "autor_nome_curto" => "SILVIA PESSOA" "autor_email" => "silviapessoa321@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99751 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6727 "inscrito_id" => 19226 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A PSEUDOLEITURA E AS DIVERSAS LINGUAGENS ATRAVÉS DA RELEITURA DE OBRAS DE VINCENT VAN GOGH" "resumo" => "Na Educação Infantil, possibilitar uma aprendizagem significativa através de experiências e vivências é fundamental para envolver e despertar o interesse das crianças pelo que está sendo vivenciado. Logo, a prática da audição de histórias é o primeiro passo para formar grandes leitores, seguido da pseudoleitura. E nesta perspectiva de envolver as crianças neste processo de ensino-aprendizagem, aplicou- se uma metodologia específica, voltada principalmente para releitura do livro paradidático Quem sou eu? Van Gogh e de obras do artista holandês, como: Noite estrelada, Girassóis e Autorretrato de Saint-Rémy, nas turmas do infantil III A e B, na escola Salesiana Padre Rinaldi, em Carpina-PE, com um quantitativo médio de 18 crianças por turma. O método utilizado com a turma foi uma pesquisa de campo, onde as crianças e suas famílias puderam explorar as atividades propostas e vivenciar de forma lúdica está imersão no mundo da leitura através das várias linguagens que a obra pôde proporcionar. As professoras estabeleceram como objetivo estabelecer relação entre a obra e as mais diversas linguagens que possibilitam a leitura de forma lúdica e prazerosa, considerando as especificidades infantis e a cultura em que cada criança está inserida. Os resultados alcançados se deram de forma satisfatória e foram descritos através do cronograma e anexo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19226_TB6727_20062023210442.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA MARIA DA SILVA PESSOA" "autor_nome_curto" => "SILVIA PESSOA" "autor_email" => "silviapessoa321@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }