O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PBID) é uma iniciativa do governo federal brasileiro que tem como objetivo fortalecer a formação inicial de docentes por meio da articulação entre as instituições de ensino superior e as escolas públicas. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições do PIBID na formação docente a partir da perspectiva dos alunos bolsistas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UEMASUL, ingressantes no ciclo 2023-2024. A pesquisa foi realizada através de um questionário, de natureza qualitativa, com os bolsistas que participaram do programa e se mostraram bastante receptivos e positivos quanto às suas experiências. A partir das entrevistas, foi possível verificar que o programa possibilitou o desenvolvimento de competências importantes, como criatividade, oratória, postura profissional, didática de ensino e empatia; onde tais competências contribuem para a consolidação do saber docente, na medida em que permitem que os alunos se tornem professores mais competentes e habilitados para enfrentar os desafios da docência na atualidade. O estudo conclui que o PIBID se configura como uma importante iniciativa para a formação docente e que merece ser valorizada e aprimorada para que possa continuar contribuindo positivamente para a educação no Brasil.