VASCONCELOS, Maria Vitória Dos Santos et al.. Twine como ferramenta interdisciplinar. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97260>. Acesso em: 22/11/2024 14:28
O mundo inteiro tem vivido grandes transformações com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que pouco a pouco estão ocupando cada vez mais espaço na vida e no cotidiano das pessoas. As instituições de ensino não devem ignorar essas mudanças, sendo assim, a tendência é que, pouco a pouco, mudem a maneira de ensinar e de aprender. Dentro desse contexto em que a educação deve acompanhar e se adaptar às mudanças ocasionadas pelos avanços das TICs, os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) podem ser uma ótima alternativa para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A utilização do Twine, que é um software que permite a criação de histórias interativas, não lineares, como um ODA pode ser um ótimo recurso para a realização de aulas interdisciplinares que envolvam assuntos da área de programação e informática com diversas disciplinas como Português, Inglês, História, etc. Mesmo que essa ferramenta não tenha sido inicialmente desenvolvida com um objetivo educacional, ela possui muitos mecanismos que permitem que conteúdos de diferentes disciplinas possam ser trabalhados de maneira mais dinâmica e criativa. Os resultados desse trabalho foram obtidos através das observações feitas durante uma aula da disciplina de Língua Portuguesa com a utilização da ferramenta Twine como um recurso didático; e pela análise das respostas obtidas através de um questionário respondido pelos alunos. A aula foi realizada no laboratório de informática do IFPE campus Afogados da Ingazeira e contou com a presença de 26 estudantes do ensino médio integrado. Alguns resultados observados foram o entendimento e aplicação de comados da Ferramenta Twine, o interesse pelas atividades realizadas, criatividade e o empenho dos alunos na criação de suas histórias. As bases teóricas para este artigo são a filosofia construtivista de Papert, e estudos sobre metodologias ativas, interdisciplinaridade e objetos digitais de aprendizagem.