INTERVALO ORIENTADO UMA ALTERNATIVA PARA MINIMIZAR CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94988 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 474 "inscrito_id" => 4313 "titulo" => "INTERVALO ORIENTADO UMA ALTERNATIVA PARA MINIMIZAR CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "O presente trabalho buscou estimular a interação e socialização entre crianças de uma turma com quatorze alunos do 1º ano do ensino fundamental com idade entre 6 e 7 anos, durante o intervalo em uma escola da rede privada, pois é nesse momento que ocorrem diversos conflitos entre os alunos, tendo considerado também o distanciamento involuntário ocorrido durante os anos de 2020 a 2021 devido a pandemia, onde eles deveriam está tendo experiências sociais na educação infantil. Entendemos que socialmente as crianças refletem o ambiente em que vivem, a maioria estão muito ligadas aos jogos eletrônicos que acabam tornando as crianças cada vez mais distantes das relações sociais. Por esse motivo, tornou-se importante ressignificar o intervalo e proporcionar aos alunos brincadeiras orientadas no momento do recreio. Dessa maneira, buscamos minimizar os conflitos e contribuir para a interação das crianças inclusive para as crianças mais introspectivas que também foram oportunizadas a manter relações sociais com os outros e com o mundo. Dessa forma, atividade lúdica além de ser um aspecto fundamental na estrutura social, estimula, também, a criatividade, contribuindo para um recreio mais saudável. Após as intervenções foi possível perceber uma mudança no comportamento das crianças, elas começaram a reproduzir as brincadeiras, refletindo aquilo que tinham aprendido. Dessa forma, construiu-se uma nova cultura durante esse momento tão rico que é o intervalo escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65a6e00d032fa_16012024165909.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => "2024-01-16 16:59:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÁVYLA DANYVIA AMORIM DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JÁVYLA DANYVIA" "autor_email" => "javyladanyvia112@gmail.co" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94988 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 474 "inscrito_id" => 4313 "titulo" => "INTERVALO ORIENTADO UMA ALTERNATIVA PARA MINIMIZAR CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "O presente trabalho buscou estimular a interação e socialização entre crianças de uma turma com quatorze alunos do 1º ano do ensino fundamental com idade entre 6 e 7 anos, durante o intervalo em uma escola da rede privada, pois é nesse momento que ocorrem diversos conflitos entre os alunos, tendo considerado também o distanciamento involuntário ocorrido durante os anos de 2020 a 2021 devido a pandemia, onde eles deveriam está tendo experiências sociais na educação infantil. Entendemos que socialmente as crianças refletem o ambiente em que vivem, a maioria estão muito ligadas aos jogos eletrônicos que acabam tornando as crianças cada vez mais distantes das relações sociais. Por esse motivo, tornou-se importante ressignificar o intervalo e proporcionar aos alunos brincadeiras orientadas no momento do recreio. Dessa maneira, buscamos minimizar os conflitos e contribuir para a interação das crianças inclusive para as crianças mais introspectivas que também foram oportunizadas a manter relações sociais com os outros e com o mundo. Dessa forma, atividade lúdica além de ser um aspecto fundamental na estrutura social, estimula, também, a criatividade, contribuindo para um recreio mais saudável. Após as intervenções foi possível perceber uma mudança no comportamento das crianças, elas começaram a reproduzir as brincadeiras, refletindo aquilo que tinham aprendido. Dessa forma, construiu-se uma nova cultura durante esse momento tão rico que é o intervalo escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65a6e00d032fa_16012024165909.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => "2024-01-16 16:59:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÁVYLA DANYVIA AMORIM DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JÁVYLA DANYVIA" "autor_email" => "javyladanyvia112@gmail.co" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }