A UTILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO QUEBRA-CABEÇA GEOMÉTRICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96171 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1992 "inscrito_id" => 8801 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO QUEBRA-CABEÇA GEOMÉTRICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O Tangram ou Tangam (do Mandarim / Putonghua), é um quebra-cabeça geométrico chinês, no qual o seu intuito é formar figuras com peças chamadas “Tans”, sem que haja sua sobreposição. Formado por 7 destas peças, sendo esses triângulos de variados tamanhos, um paralelogramo e um quadrado, assim é permitido que o aluno realize diversas formações de figuras em sua maioria abstratas. Com o auxílio deste, será trabalhado a capacidade cognitiva, memorização, conhecimento das figuras geométricas planas além de expandir tal criatividade sobre o assunto. Será feito por meio do Tangram a criação de figuras sorteadas, trabalhando também a agilidade e coordenação motora, obedecendo ao princípio de não sobrepor os Tans e tendo uma área limitada para formação de figuras. Ao indivíduo que participará da metodologia, deverá sortear uma figura e em limitado período montá-la com as peças do quebra-cabeça. Assim, este terá exercitado o cérebro e, consequentemente, a memória para assuntos que já foram abordados em sala. Nossa pesquisa é classificada como pesquisa de campo, de caráter qualitativa e quantitativa. Este modelo de investigação por mostrar de forma cirúrgica os fatores que podem contribuir para as dificuldades na aprendizagem de matemática. Como conclusão observa-se que este objeto matemático serve para certificar e compreender melhor as figuras planas, trabalhadas no 7º e 8ª anos do ensino fundamental menor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8801_TB1992_11102023130158.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WASHINGTON LUIZ PEDROSA DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "WASHINGTON LUIZ" "autor_email" => "jwl_pedrosa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96171 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1992 "inscrito_id" => 8801 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO QUEBRA-CABEÇA GEOMÉTRICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O Tangram ou Tangam (do Mandarim / Putonghua), é um quebra-cabeça geométrico chinês, no qual o seu intuito é formar figuras com peças chamadas “Tans”, sem que haja sua sobreposição. Formado por 7 destas peças, sendo esses triângulos de variados tamanhos, um paralelogramo e um quadrado, assim é permitido que o aluno realize diversas formações de figuras em sua maioria abstratas. Com o auxílio deste, será trabalhado a capacidade cognitiva, memorização, conhecimento das figuras geométricas planas além de expandir tal criatividade sobre o assunto. Será feito por meio do Tangram a criação de figuras sorteadas, trabalhando também a agilidade e coordenação motora, obedecendo ao princípio de não sobrepor os Tans e tendo uma área limitada para formação de figuras. Ao indivíduo que participará da metodologia, deverá sortear uma figura e em limitado período montá-la com as peças do quebra-cabeça. Assim, este terá exercitado o cérebro e, consequentemente, a memória para assuntos que já foram abordados em sala. Nossa pesquisa é classificada como pesquisa de campo, de caráter qualitativa e quantitativa. Este modelo de investigação por mostrar de forma cirúrgica os fatores que podem contribuir para as dificuldades na aprendizagem de matemática. Como conclusão observa-se que este objeto matemático serve para certificar e compreender melhor as figuras planas, trabalhadas no 7º e 8ª anos do ensino fundamental menor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8801_TB1992_11102023130158.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WASHINGTON LUIZ PEDROSA DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "WASHINGTON LUIZ" "autor_email" => "jwl_pedrosa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }