UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DA ELETRICIDADE PROBLEMATIZANDO A RECICLAGEM ELETRÔNICA, A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95326 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 899 "inscrito_id" => 11465 "titulo" => "UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DA ELETRICIDADE PROBLEMATIZANDO A RECICLAGEM ELETRÔNICA, A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Esta pesquisa consiste em um estudo sobre a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o estudo da Eletricidade problematizando a Reciclagem Eletrônica a luz da teoria da Aprendizagem Significativa. Busca a promoção de uma aprendizagem significativa, a qual possui o objetivo de apoiar a aprendizagem no ensino de eletricidade por meio de aulas práticas a partir de materiais provenientes do lixo eletrônico. O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho de dissertação e, tendo em vista os objetivos estabelecidos, fundamenta-se na pesquisa ação. Para Thiollent, a pesquisa ação consiste na utilização de estratégias para a resolução de problemas coletivos, através de ações realizadas de forma conjunta entre os envolvidos. O produto educacional é uma cartilha voltada para o desenvolvimento de aulas que busquem a aproximação das teorias com a realidade, através da exemplificação dos conteúdos de eletricidade por meio de experimentações. Após o desenvolvimento da pesquisa, obteve-se um resultado muito favorável quanto à aprendizagem, pois, notou-se um maior interesse dos alunos para com a disciplina e uma maior facilidade de assimilação do conhecimento, assim como trabalhou-se a importância de se ter um olhar mais sustentável através da reciclagem eletrônica repassando para os alunos os benefícios que se pode obter, no meio ambiente, através de pequenas ações. Portanto, a cartilha compõe o desenredo desta pesquisa, sendo uma ferramenta didática para aulas de eletricidade auxiliando em todo o processo de ensino, assim como de aprendizagem da eletricidade, concluindo-se, então, com esta pesquisa, que o professor deve buscar métodos que melhorem o processo de cognição no sentido de facilitar a aprendizagem significativa(definida como uma aprendizagem que se estabeleça de forma verdadeiramente considerável na estrutura cognitiva do indivíduo). A reciclagem eletrônica, inserida na disciplina de eletricidade, mostrou-se uma forma eficaz para que sejam conseguidos os objetivos pretendidos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11465_TB899_04082023185348.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDO BEZERRA DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDO NETO" "autor_email" => "raimundo.b.neto@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95326 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 899 "inscrito_id" => 11465 "titulo" => "UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DA ELETRICIDADE PROBLEMATIZANDO A RECICLAGEM ELETRÔNICA, A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Esta pesquisa consiste em um estudo sobre a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o estudo da Eletricidade problematizando a Reciclagem Eletrônica a luz da teoria da Aprendizagem Significativa. Busca a promoção de uma aprendizagem significativa, a qual possui o objetivo de apoiar a aprendizagem no ensino de eletricidade por meio de aulas práticas a partir de materiais provenientes do lixo eletrônico. O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho de dissertação e, tendo em vista os objetivos estabelecidos, fundamenta-se na pesquisa ação. Para Thiollent, a pesquisa ação consiste na utilização de estratégias para a resolução de problemas coletivos, através de ações realizadas de forma conjunta entre os envolvidos. O produto educacional é uma cartilha voltada para o desenvolvimento de aulas que busquem a aproximação das teorias com a realidade, através da exemplificação dos conteúdos de eletricidade por meio de experimentações. Após o desenvolvimento da pesquisa, obteve-se um resultado muito favorável quanto à aprendizagem, pois, notou-se um maior interesse dos alunos para com a disciplina e uma maior facilidade de assimilação do conhecimento, assim como trabalhou-se a importância de se ter um olhar mais sustentável através da reciclagem eletrônica repassando para os alunos os benefícios que se pode obter, no meio ambiente, através de pequenas ações. Portanto, a cartilha compõe o desenredo desta pesquisa, sendo uma ferramenta didática para aulas de eletricidade auxiliando em todo o processo de ensino, assim como de aprendizagem da eletricidade, concluindo-se, então, com esta pesquisa, que o professor deve buscar métodos que melhorem o processo de cognição no sentido de facilitar a aprendizagem significativa(definida como uma aprendizagem que se estabeleça de forma verdadeiramente considerável na estrutura cognitiva do indivíduo). A reciclagem eletrônica, inserida na disciplina de eletricidade, mostrou-se uma forma eficaz para que sejam conseguidos os objetivos pretendidos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11465_TB899_04082023185348.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDO BEZERRA DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDO NETO" "autor_email" => "raimundo.b.neto@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }