ABRIDORES DE LETRAS DA EA-UFPA E OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA): NAVEGANDO NOS RIOS DAS TECNOLOGIAS E DA CULTURA PARAENSE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96924 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3018 "inscrito_id" => 12236 "titulo" => "ABRIDORES DE LETRAS DA EA-UFPA E OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA): NAVEGANDO NOS RIOS DAS TECNOLOGIAS E DA CULTURA PARAENSE" "resumo" => "Esta pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e colaborativa (interprojetos), discorre sobre o trabalho colaborativo, no processo de aquisição de novos conhecimentos, tendo como sujeitos alunos e professores do Ensino Fundamental I, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA). Fundamenta-se em estudos voltados para as áreas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em articulação aos saberes culturais e amazônicos. As TDIC estão cada vez mais adquirindo relevância no cenário educacional como instrumento de aprendizagem e de (re)construção do conhecimento colaborativo e tem atendido as expectativas da sociedade informatizada. Foi traçado como objetivo realizar um estudo sobre a importância das TDICS na educação, articulando tais conhecimentos aos saberes populares e a cultura paraense do universo ribeirinho amazônico, utilizando-se as tecnologias como meio para a produção de um e-book. Para alcançar o objetivo, além do estudo bibliográfico, foi realizada uma pesquisa de campo e a coleta dos dados se deu de forma colaborativa por meio das atividades realizadas em sala de aula. A criação do e-book, configurou-se como uma estratégia de valorização e conhecimento da cultura e saberes paraenses e ampliar os aspectos culturais relacionados à profissão abridor de letra, objeto de conhecimento para as produções escritas e digitais dos alunos. A partir desta compreensão a metodologia que norteou a construção do e-book (OA), seguiu um conjunto de ações inter e transdisciplinares, a saber: acesso à documentários e materiais sobre abridores de letras; roda de conversa a partir de apresentação teatral; construção de barcos digitais; criação de poema e; criação de e-book. Como resultados, tem-se um texto/poema inédito e o e-book dos abridores de letras da EAUFPA. O material passa agora por processo de diagramação e edição e, espera-se, possa ser amplamente divulgado/ compartilhado como um material educativo digital e inspire práticas colaborativas inter e transdisciplinares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12236_TB3018_15052023083453.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEONICE REIS DOURADO DIAS" "autor_nome_curto" => "CLEONICE" "autor_email" => "cleonice@ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96924 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3018 "inscrito_id" => 12236 "titulo" => "ABRIDORES DE LETRAS DA EA-UFPA E OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA): NAVEGANDO NOS RIOS DAS TECNOLOGIAS E DA CULTURA PARAENSE" "resumo" => "Esta pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e colaborativa (interprojetos), discorre sobre o trabalho colaborativo, no processo de aquisição de novos conhecimentos, tendo como sujeitos alunos e professores do Ensino Fundamental I, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA). Fundamenta-se em estudos voltados para as áreas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em articulação aos saberes culturais e amazônicos. As TDIC estão cada vez mais adquirindo relevância no cenário educacional como instrumento de aprendizagem e de (re)construção do conhecimento colaborativo e tem atendido as expectativas da sociedade informatizada. Foi traçado como objetivo realizar um estudo sobre a importância das TDICS na educação, articulando tais conhecimentos aos saberes populares e a cultura paraense do universo ribeirinho amazônico, utilizando-se as tecnologias como meio para a produção de um e-book. Para alcançar o objetivo, além do estudo bibliográfico, foi realizada uma pesquisa de campo e a coleta dos dados se deu de forma colaborativa por meio das atividades realizadas em sala de aula. A criação do e-book, configurou-se como uma estratégia de valorização e conhecimento da cultura e saberes paraenses e ampliar os aspectos culturais relacionados à profissão abridor de letra, objeto de conhecimento para as produções escritas e digitais dos alunos. A partir desta compreensão a metodologia que norteou a construção do e-book (OA), seguiu um conjunto de ações inter e transdisciplinares, a saber: acesso à documentários e materiais sobre abridores de letras; roda de conversa a partir de apresentação teatral; construção de barcos digitais; criação de poema e; criação de e-book. Como resultados, tem-se um texto/poema inédito e o e-book dos abridores de letras da EAUFPA. O material passa agora por processo de diagramação e edição e, espera-se, possa ser amplamente divulgado/ compartilhado como um material educativo digital e inspire práticas colaborativas inter e transdisciplinares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12236_TB3018_15052023083453.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEONICE REIS DOURADO DIAS" "autor_nome_curto" => "CLEONICE" "autor_email" => "cleonice@ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }