ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE LUGAR A PARTIR DE MAPAS AFETIVOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98959 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5686 "inscrito_id" => 20358 "titulo" => "ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE LUGAR A PARTIR DE MAPAS AFETIVOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola oferece oportunidades para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais a partir da mobilização de saberes das diferentes disciplinas do currículo, inclusive na Geografia escolar. Todavia, a utilização de abordagens tradicionais nessa disciplina pode dificultar a construção de conceitos imprescindíveis para abordagem das temáticas propostas para os anos finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a elaboração de mapas afetivos a partir da percepção de cada indivíduo pode oferecer a possibilidade de uma maior articulação entre o saber geográfico e o cotidiano desses alunos, a partir da construção do conceito de Lugar, tomado como espaço vivencial e afetivo do estudante. Assim, esse trabalho, construído no âmbito do Subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande em Cajazeiras – PB demonstra como a produção de mapas afetivos elaborados por estudantes diagnosticados com TEA que estudam no ensino fundamental da Escola Municipal Cecília Estolano Meireles, no município de Cajazeiras/PB, pode funcionar como uma estratégia para abordagem das temáticas geográficas e no desenvolvimento cognitivo desses estudantes. Para concretização do objetivo proposto, partimos das seguintes etapas metodológicas: a) pesquisa bibliográfica a partir de obras para apropriação teórica e conceitual sobre as especificidades da Geografia escolar e da cognição em estudantes com TEA; b) realização de oficinas temáticas em que os estudantes das turmas de 6º, 7º e 8ª ano elaboraram mapas afetivos do contexto geográfico em que se encontram inseridos cotidianamente, através do My Maps; e c) análise dos mapas produzidos pelos alunos, que permitiu chegar a conclusão de que a abordagem utilizada apresentou resultados satisfatórios, pois os alunos conseguiram representar, individualmente, pontos de interesse com base nos sentimentos que aqueles lugares representam na vida deles." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20358_TB5686_20062023132925.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO GILMAR MOREIRA VIEIRA FILHO" "autor_nome_curto" => "GILMAR MOREIRA" "autor_email" => "francisco.gilmar@estudant" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98959 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5686 "inscrito_id" => 20358 "titulo" => "ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE LUGAR A PARTIR DE MAPAS AFETIVOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola oferece oportunidades para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais a partir da mobilização de saberes das diferentes disciplinas do currículo, inclusive na Geografia escolar. Todavia, a utilização de abordagens tradicionais nessa disciplina pode dificultar a construção de conceitos imprescindíveis para abordagem das temáticas propostas para os anos finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a elaboração de mapas afetivos a partir da percepção de cada indivíduo pode oferecer a possibilidade de uma maior articulação entre o saber geográfico e o cotidiano desses alunos, a partir da construção do conceito de Lugar, tomado como espaço vivencial e afetivo do estudante. Assim, esse trabalho, construído no âmbito do Subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande em Cajazeiras – PB demonstra como a produção de mapas afetivos elaborados por estudantes diagnosticados com TEA que estudam no ensino fundamental da Escola Municipal Cecília Estolano Meireles, no município de Cajazeiras/PB, pode funcionar como uma estratégia para abordagem das temáticas geográficas e no desenvolvimento cognitivo desses estudantes. Para concretização do objetivo proposto, partimos das seguintes etapas metodológicas: a) pesquisa bibliográfica a partir de obras para apropriação teórica e conceitual sobre as especificidades da Geografia escolar e da cognição em estudantes com TEA; b) realização de oficinas temáticas em que os estudantes das turmas de 6º, 7º e 8ª ano elaboraram mapas afetivos do contexto geográfico em que se encontram inseridos cotidianamente, através do My Maps; e c) análise dos mapas produzidos pelos alunos, que permitiu chegar a conclusão de que a abordagem utilizada apresentou resultados satisfatórios, pois os alunos conseguiram representar, individualmente, pontos de interesse com base nos sentimentos que aqueles lugares representam na vida deles." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20358_TB5686_20062023132925.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO GILMAR MOREIRA VIEIRA FILHO" "autor_nome_curto" => "GILMAR MOREIRA" "autor_email" => "francisco.gilmar@estudant" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }