A POESIA PERIFÉRICA DE SÉRGIO VAZ COMO REPERTÓRIO PARA A ANÁLISE LEXICAL E ESCRITA DE ALUNOS DO SÉTIMO ANO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95859 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1591 "inscrito_id" => 12948 "titulo" => "A POESIA PERIFÉRICA DE SÉRGIO VAZ COMO REPERTÓRIO PARA A ANÁLISE LEXICAL E ESCRITA DE ALUNOS DO SÉTIMO ANO" "resumo" => "O trabalho com a escrita de poemas, embora muito comum, ainda encontra resistência e dificuldade, por parte de muitos professores. O trabalho busca formular, a partir de alguns poemas do autor periférico Sérgio Vaz (2021), um trajeto de identificação e posterior escrita e apresentação dos poemas elaborados pelos alunos. Com base em Soares (2009), pretende-se partir do texto literário, como “o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever”. Parte-se do questionamento sobre o modo como os textos de Sérgio Vaz e sua análise lexical podem influenciar na reflexão e interesse quanto à própria escrita. A partir das reflexões acerca de Biderman (2001), que declara que os enunciados são integrados pelas escolhas lexicais, afirmação que será atestada empiricamente pelos discentes. Supõe-se que, pela proximidade temática e temporal, os alunos percebam que a escrita de poema não envolve dom, mas como nas outras situações, necessita de trabalho e dedicação. O objetivo geral da pesquisa é que o material elaborado sirva de apoio para o trabalho de outros docentes e específico é analisar a utilização de poemas periféricos, como material para análise lexical e com a pretensão de impulsionar a escrita. O método utilizado é o de oficinas, como sugere Jolibert (1994) e, as aulas vão, sucessivamente, apresentar os poemas de Sérgio Vaz, fazer um levantamento, a partir da percepção dos alunos sobre as escolhas lexicais do poeta, os estudantes sugerem temas para a escrita, o professor seleciona textos de diversos gêneros que dialoguem com as temáticas escolhidas e, após leitura, os alunos escrevem. O produto pode, ainda, ser apresentado para a comunidade escolar por meio de slams." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12948_TB1591_03102023100127.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUCIA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANA LUCIA" "autor_email" => "analuciadesouza@alumni.us" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95859 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1591 "inscrito_id" => 12948 "titulo" => "A POESIA PERIFÉRICA DE SÉRGIO VAZ COMO REPERTÓRIO PARA A ANÁLISE LEXICAL E ESCRITA DE ALUNOS DO SÉTIMO ANO" "resumo" => "O trabalho com a escrita de poemas, embora muito comum, ainda encontra resistência e dificuldade, por parte de muitos professores. O trabalho busca formular, a partir de alguns poemas do autor periférico Sérgio Vaz (2021), um trajeto de identificação e posterior escrita e apresentação dos poemas elaborados pelos alunos. Com base em Soares (2009), pretende-se partir do texto literário, como “o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever”. Parte-se do questionamento sobre o modo como os textos de Sérgio Vaz e sua análise lexical podem influenciar na reflexão e interesse quanto à própria escrita. A partir das reflexões acerca de Biderman (2001), que declara que os enunciados são integrados pelas escolhas lexicais, afirmação que será atestada empiricamente pelos discentes. Supõe-se que, pela proximidade temática e temporal, os alunos percebam que a escrita de poema não envolve dom, mas como nas outras situações, necessita de trabalho e dedicação. O objetivo geral da pesquisa é que o material elaborado sirva de apoio para o trabalho de outros docentes e específico é analisar a utilização de poemas periféricos, como material para análise lexical e com a pretensão de impulsionar a escrita. O método utilizado é o de oficinas, como sugere Jolibert (1994) e, as aulas vão, sucessivamente, apresentar os poemas de Sérgio Vaz, fazer um levantamento, a partir da percepção dos alunos sobre as escolhas lexicais do poeta, os estudantes sugerem temas para a escrita, o professor seleciona textos de diversos gêneros que dialoguem com as temáticas escolhidas e, após leitura, os alunos escrevem. O produto pode, ainda, ser apresentado para a comunidade escolar por meio de slams." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12948_TB1591_03102023100127.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUCIA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANA LUCIA" "autor_email" => "analuciadesouza@alumni.us" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }