Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA: VIVENCIANDO COM OS POVOS INDÍGENAS DE MATO GROSSO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96417
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2326
    "inscrito_id" => 8273
    "titulo" => "CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA: VIVENCIANDO COM OS POVOS INDÍGENAS DE MATO GROSSO"
    "resumo" => "Como proposta de projeto de extensão, ofertado pelo edital 31/2018/PROEX/IFMT. Aplicado e avaliado durante a 10ª etapa de estudos presenciais em 2022, na disciplina de Física I, da turma de Licenciatura Intercultural Indígena – Turma 2016/02, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, do município de Barra do Bugres - MT. O objetivo deste trabalho é apresentar a aplicação do Guia Educacional, intitulado “Física: Ciências Matemática e da Natureza”, desenvolvido no período de 24/07/2018 a 20/02/2019. Contribuindo com a formação de 14 Professores Indígenas, em Ciências Matemáticas e da Natureza e áreas afins, estes, por sua vez, são oriundos de 11 etnias diversas, residentes de aldeias distintas localizadas no estado de Mato Grosso. O produto educacional ofertado teve carga horária de 60 horas, integralmente utilizadas para o desenvolvimento da proposta. A organização dos conteúdos foi pensada em contemplar a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, onde o conjunto de conceitos envolvidos se relacionam com as situações propostas, buscando um alinhamento e dependência entre esses conceitos. O produto educacional foi dividido em quatro capítulos, sendo eles: I - Temperatura do ar, II - Umidade Relativa do Ar, III - Precipitação e IV - Radiação Solar, trata-se das variáveis climatológicas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, relacionando-os aos aspectos ambientais e da cultura indígena. O material produzido em formato de caderno, foi publicado pela editora VT Print, Cuiabá - MT, em 2022, e já consta no acervo de instituições públicas de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8273_TB2326_11052023144454.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO AMÉRICO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMÉRICO"
    "autor_email" => "americo.silva@ifmt.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96417
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2326
    "inscrito_id" => 8273
    "titulo" => "CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA: VIVENCIANDO COM OS POVOS INDÍGENAS DE MATO GROSSO"
    "resumo" => "Como proposta de projeto de extensão, ofertado pelo edital 31/2018/PROEX/IFMT. Aplicado e avaliado durante a 10ª etapa de estudos presenciais em 2022, na disciplina de Física I, da turma de Licenciatura Intercultural Indígena – Turma 2016/02, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, do município de Barra do Bugres - MT. O objetivo deste trabalho é apresentar a aplicação do Guia Educacional, intitulado “Física: Ciências Matemática e da Natureza”, desenvolvido no período de 24/07/2018 a 20/02/2019. Contribuindo com a formação de 14 Professores Indígenas, em Ciências Matemáticas e da Natureza e áreas afins, estes, por sua vez, são oriundos de 11 etnias diversas, residentes de aldeias distintas localizadas no estado de Mato Grosso. O produto educacional ofertado teve carga horária de 60 horas, integralmente utilizadas para o desenvolvimento da proposta. A organização dos conteúdos foi pensada em contemplar a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, onde o conjunto de conceitos envolvidos se relacionam com as situações propostas, buscando um alinhamento e dependência entre esses conceitos. O produto educacional foi dividido em quatro capítulos, sendo eles: I - Temperatura do ar, II - Umidade Relativa do Ar, III - Precipitação e IV - Radiação Solar, trata-se das variáveis climatológicas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, relacionando-os aos aspectos ambientais e da cultura indígena. O material produzido em formato de caderno, foi publicado pela editora VT Print, Cuiabá - MT, em 2022, e já consta no acervo de instituições públicas de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8273_TB2326_11052023144454.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO AMÉRICO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMÉRICO"
    "autor_email" => "americo.silva@ifmt.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Como proposta de projeto de extensão, ofertado pelo edital 31/2018/PROEX/IFMT. Aplicado e avaliado durante a 10ª etapa de estudos presenciais em 2022, na disciplina de Física I, da turma de Licenciatura Intercultural Indígena – Turma 2016/02, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, do município de Barra do Bugres - MT. O objetivo deste trabalho é apresentar a aplicação do Guia Educacional, intitulado “Física: Ciências Matemática e da Natureza”, desenvolvido no período de 24/07/2018 a 20/02/2019. Contribuindo com a formação de 14 Professores Indígenas, em Ciências Matemáticas e da Natureza e áreas afins, estes, por sua vez, são oriundos de 11 etnias diversas, residentes de aldeias distintas localizadas no estado de Mato Grosso. O produto educacional ofertado teve carga horária de 60 horas, integralmente utilizadas para o desenvolvimento da proposta. A organização dos conteúdos foi pensada em contemplar a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, onde o conjunto de conceitos envolvidos se relacionam com as situações propostas, buscando um alinhamento e dependência entre esses conceitos. O produto educacional foi dividido em quatro capítulos, sendo eles: I - Temperatura do ar, II - Umidade Relativa do Ar, III - Precipitação e IV - Radiação Solar, trata-se das variáveis climatológicas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, relacionando-os aos aspectos ambientais e da cultura indígena. O material produzido em formato de caderno, foi publicado pela editora VT Print, Cuiabá - MT, em 2022, e já consta no acervo de instituições públicas de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.