UM ESTUDO EM REDE: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES INICIANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOBRE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98261 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4787 "inscrito_id" => 7750 "titulo" => "UM ESTUDO EM REDE: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES INICIANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOBRE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL" "resumo" => "Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa “Desenvolvimento Profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIUBE. Integra uma pesquisa maior vinculada à RIDEP – Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores. Propõe-se, agora, para o desenvolvimento dessa tese, a realização desta pesquisa na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Frutal. Caracterizado por uma pesquisa quanti-qualitativa, este estudo busca respaldo teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais (RS) de Moscovici (2003) e na abordagem estrutural de Abric (2000). Toma como objetivo geral compreender as representações sociais dos professores iniciantes da UEMG, sobre a formação e o desenvolvimento profissional docente. E como objetivos específicos: caracterizar o perfil sociodemográfico dos participantes da pesquisa; analisar as representações sociais dos professores iniciantes da UEMG sobre o desenvolvimento profissional docente; identificar o Núcleo Central e Periférico das referidas representações sociais; discutir, a partir da técnica de grupo focal, as necessidades formativas dos professores, identificadas nas representações sociais. Os participantes serão, aproximadamente, 30 professores iniciante da UEMG/Frutal. Para a coleta dos dados será utilizado um questionário contendo questões abertas e fechadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras. Quanto às análises, além do respaldo da Teoria das Representações Sociais será utilizado também a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e os Softwareses EVOC e Iramuteq. Espera-se que esta pesquisa, ao integrar uma Rede, possa contribuir, não só para a construção de novos conhecimentos científicos a partir do contato com os pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e internacionais, mas também possibilitar experiências formativas aos professores iniciantes da UEMG/Frutal que possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento profissional destes docentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID7750_TB4787_19062023110534.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMEIRE FERREIRA DINIZ" "autor_nome_curto" => "ROSIMEIRE" "autor_email" => "rosimeireferreiradiniz@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE UBERABA (UNIUBE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98261 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4787 "inscrito_id" => 7750 "titulo" => "UM ESTUDO EM REDE: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES INICIANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOBRE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL" "resumo" => "Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa “Desenvolvimento Profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIUBE. Integra uma pesquisa maior vinculada à RIDEP – Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores. Propõe-se, agora, para o desenvolvimento dessa tese, a realização desta pesquisa na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Frutal. Caracterizado por uma pesquisa quanti-qualitativa, este estudo busca respaldo teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais (RS) de Moscovici (2003) e na abordagem estrutural de Abric (2000). Toma como objetivo geral compreender as representações sociais dos professores iniciantes da UEMG, sobre a formação e o desenvolvimento profissional docente. E como objetivos específicos: caracterizar o perfil sociodemográfico dos participantes da pesquisa; analisar as representações sociais dos professores iniciantes da UEMG sobre o desenvolvimento profissional docente; identificar o Núcleo Central e Periférico das referidas representações sociais; discutir, a partir da técnica de grupo focal, as necessidades formativas dos professores, identificadas nas representações sociais. Os participantes serão, aproximadamente, 30 professores iniciante da UEMG/Frutal. Para a coleta dos dados será utilizado um questionário contendo questões abertas e fechadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras. Quanto às análises, além do respaldo da Teoria das Representações Sociais será utilizado também a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e os Softwareses EVOC e Iramuteq. Espera-se que esta pesquisa, ao integrar uma Rede, possa contribuir, não só para a construção de novos conhecimentos científicos a partir do contato com os pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e internacionais, mas também possibilitar experiências formativas aos professores iniciantes da UEMG/Frutal que possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento profissional destes docentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID7750_TB4787_19062023110534.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMEIRE FERREIRA DINIZ" "autor_nome_curto" => "ROSIMEIRE" "autor_email" => "rosimeireferreiradiniz@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE UBERABA (UNIUBE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }