ANÁLISE DO ESTUDO DOS NEMATÓDEOS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DE LIVROS DIDÁTICOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97359 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3602 "inscrito_id" => 11358 "titulo" => "ANÁLISE DO ESTUDO DOS NEMATÓDEOS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DE LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "Este trabalho trata de uma análise de livros didáticos de Biologia, especificamente em relação à abordagem ao Filo Nematoda, como proposta da disciplina de Zoologia dos Invertebrados I (semestre 2022.2), do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, unidade interiorana da Universidade Estadual do Ceará - UECE. O objetivo foi compreender como a zoologia dos Nematoda é apresentada em livros didáticos de Ensino Médio, destacadamente em relação à atenção ao estudo desses seres para a profilaxia sistemática das suas formas parasitárias. Para tanto, utilizou-se o livro referencial-base estudado nas aulas da disciplina em questão, “Princípios Integrados de Zoologia” (Hickman et al, 2016). A pesquisa fundamentou-se também em Vasconcelos e Souto (2003), dentre outros autores. Tem caráter descritivo/exploratório e abordagem qualitativa. Foram escolhidos dois livros de Biologia, da editora Saraiva, para a realização desta análise: um publicado em 2013 (Livro A) e outro em 2015 (Livro B). Para análise foram estabelecidos critérios, sendo estes: Satisfatório, Parcialmente satisfatório, Insatisfatório; os quais refletiam o grau de observância às temáticas específicas elencadas, como: morfologia, fisiologia, importância ecológica e médica dos nematelmintos, bem como se o livro didático analisado continha ilustrações/esquematizações que facilitassem a apreensão dos conteúdos pelos alunos. O resultado da análise, quanto às dez temáticas específicas consideradas, revela que o livro B apresenta 7 critérios insuficientes e 3 parciais, enquanto que o livro A apresenta apenas 2 critérios insuficientes, 6 parciais e 2 suficientes. Desta forma, depreende-se que os livros em questão, de modo geral, encontram-se distantes do conceito satisfatório em relação aos pontos elencados como objetos de avaliação. Diante dos resultados encontrados, pode-se advogar maior atenção ao conteúdo discutido, dada sua importância formativa e dimensão extracurricular, a qual abrange uma discussão essencial que remete à saúde individual e coletiva dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11358_TB3602_11122023165326.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RICARDO GOMES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ RICARDO" "autor_email" => "josericardo.gomes@aluno.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97359 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3602 "inscrito_id" => 11358 "titulo" => "ANÁLISE DO ESTUDO DOS NEMATÓDEOS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DE LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "Este trabalho trata de uma análise de livros didáticos de Biologia, especificamente em relação à abordagem ao Filo Nematoda, como proposta da disciplina de Zoologia dos Invertebrados I (semestre 2022.2), do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, unidade interiorana da Universidade Estadual do Ceará - UECE. O objetivo foi compreender como a zoologia dos Nematoda é apresentada em livros didáticos de Ensino Médio, destacadamente em relação à atenção ao estudo desses seres para a profilaxia sistemática das suas formas parasitárias. Para tanto, utilizou-se o livro referencial-base estudado nas aulas da disciplina em questão, “Princípios Integrados de Zoologia” (Hickman et al, 2016). A pesquisa fundamentou-se também em Vasconcelos e Souto (2003), dentre outros autores. Tem caráter descritivo/exploratório e abordagem qualitativa. Foram escolhidos dois livros de Biologia, da editora Saraiva, para a realização desta análise: um publicado em 2013 (Livro A) e outro em 2015 (Livro B). Para análise foram estabelecidos critérios, sendo estes: Satisfatório, Parcialmente satisfatório, Insatisfatório; os quais refletiam o grau de observância às temáticas específicas elencadas, como: morfologia, fisiologia, importância ecológica e médica dos nematelmintos, bem como se o livro didático analisado continha ilustrações/esquematizações que facilitassem a apreensão dos conteúdos pelos alunos. O resultado da análise, quanto às dez temáticas específicas consideradas, revela que o livro B apresenta 7 critérios insuficientes e 3 parciais, enquanto que o livro A apresenta apenas 2 critérios insuficientes, 6 parciais e 2 suficientes. Desta forma, depreende-se que os livros em questão, de modo geral, encontram-se distantes do conceito satisfatório em relação aos pontos elencados como objetos de avaliação. Diante dos resultados encontrados, pode-se advogar maior atenção ao conteúdo discutido, dada sua importância formativa e dimensão extracurricular, a qual abrange uma discussão essencial que remete à saúde individual e coletiva dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11358_TB3602_11122023165326.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RICARDO GOMES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ RICARDO" "autor_email" => "josericardo.gomes@aluno.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }