CONSTRUINDO O CONCEITO DE NÚMEROS OPOSTOS E ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99484 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6354 "inscrito_id" => 21638 "titulo" => "CONSTRUINDO O CONCEITO DE NÚMEROS OPOSTOS E ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS" "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência de uma das atividades complementares da disciplina de Prática de Ensino da Matemática na Educação Básica, do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC – Campus Avançado Sombrio. O objetivo foi aplicar os saberes/conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas no decorrer do curso. Busca-se estabelecer relações entre teoria e prática, ao planejar e executar uma proposta didática visando a promoção da aprendizagem significativa, com o intuito de oportunizar uma formação de educadores interessados em promover uma aprendizagem na qual os estudantes deem significados aos conceitos matemáticos estudados, consolidando-os. As atividades propostas são alternativas que podem auxiliar os professores na abordagem da construção da reta numérica, trabalhando números opostos e as operações de adição e subtração com números inteiros. Nessa proposta didática, elaborou-se atividades que permitam aos alunos realizarem uma ação que com conexões mentais construam esses conceitos matemáticos. Para isso explorou-se a metodologia de materiais manipulativos e resolução de problemas, além da aula expositiva e dialogada, levando-se em conta a complexidade de uma sala de aula. Como fator motivacional, comentou-se abordagens dos números inteiros, com uma linguagem acessível, para se referir aos mesmos, buscando-se, dessa forma, aproximar-se dos alunos com vocabulários próximos de seu cotidiano, para uma compreensão melhor sobre os números inteiros, e sua forma de representação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21638_TB6354_28102023120038.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ TRAJANO DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "andretrajanodasilveira@ho" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99484 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6354 "inscrito_id" => 21638 "titulo" => "CONSTRUINDO O CONCEITO DE NÚMEROS OPOSTOS E ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS" "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência de uma das atividades complementares da disciplina de Prática de Ensino da Matemática na Educação Básica, do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC – Campus Avançado Sombrio. O objetivo foi aplicar os saberes/conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas no decorrer do curso. Busca-se estabelecer relações entre teoria e prática, ao planejar e executar uma proposta didática visando a promoção da aprendizagem significativa, com o intuito de oportunizar uma formação de educadores interessados em promover uma aprendizagem na qual os estudantes deem significados aos conceitos matemáticos estudados, consolidando-os. As atividades propostas são alternativas que podem auxiliar os professores na abordagem da construção da reta numérica, trabalhando números opostos e as operações de adição e subtração com números inteiros. Nessa proposta didática, elaborou-se atividades que permitam aos alunos realizarem uma ação que com conexões mentais construam esses conceitos matemáticos. Para isso explorou-se a metodologia de materiais manipulativos e resolução de problemas, além da aula expositiva e dialogada, levando-se em conta a complexidade de uma sala de aula. Como fator motivacional, comentou-se abordagens dos números inteiros, com uma linguagem acessível, para se referir aos mesmos, buscando-se, dessa forma, aproximar-se dos alunos com vocabulários próximos de seu cotidiano, para uma compreensão melhor sobre os números inteiros, e sua forma de representação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21638_TB6354_28102023120038.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ TRAJANO DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "andretrajanodasilveira@ho" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }