A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO DA PRAXIS NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFSERTÃOPE CAMPUS OURICURI
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100248 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7394 "inscrito_id" => 22234 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO DA PRAXIS NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFSERTÃOPE CAMPUS OURICURI" "resumo" => "O presente trabalho versa sobre a análise das potencialidades e entraves para o ensino de química junto a uma turma de Ensino Médio Integrado de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE – campus Ouricuri). Para tanto, tomou-se como aporte teórico os estudos de: Libâneo (2017), Saviani (2011) e Haydt (2006). Tomou-se como caminho metodológico a abordagem qualitativa e como procedimento a pesquisa de campo. Para coleta de dados, executou-se observação não-participante de 4 aulas de química em uma turma de 2o ano do curso médio supracitado. De posse dos dados, procedeu a análise dos elementos observados buscando confrontar com os estudos desenvolvidos durante a disciplina de Didática 2, ocorrida no segundo período do Curso de Licenciatura em Química. A partir deste momento, nos foi possível refletir com maior clareza sobre os conteúdos e as metodologias aplicadas para o ensino de Química e sobre as novas estratégias, que podem ser utilizadas para explorar os conceitos nesta área de ensino. Ademais, foi possível construir os nexos entre a reflexão teórica conduzida na disciplina de Didática 2 e a prática observada, permitindo que pudéssemos entender que a química, por mais conceitos complexos que possa ter, é possível de ser explorada de modo prazeroso e significativo. Enquanto, futuras licenciadas essa experiência nos trouxe empolgação, zelo pela docência e responsabilidade e vê o quanto a escola é mais complexa do que pensamos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID22234_TB7394_10122023221546.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WENDY NAYLLY FERNANDES" "autor_nome_curto" => "WENDY" "autor_email" => "wendy.naylly@aluno.ifsert" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100248 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7394 "inscrito_id" => 22234 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO DA PRAXIS NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFSERTÃOPE CAMPUS OURICURI" "resumo" => "O presente trabalho versa sobre a análise das potencialidades e entraves para o ensino de química junto a uma turma de Ensino Médio Integrado de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE – campus Ouricuri). Para tanto, tomou-se como aporte teórico os estudos de: Libâneo (2017), Saviani (2011) e Haydt (2006). Tomou-se como caminho metodológico a abordagem qualitativa e como procedimento a pesquisa de campo. Para coleta de dados, executou-se observação não-participante de 4 aulas de química em uma turma de 2o ano do curso médio supracitado. De posse dos dados, procedeu a análise dos elementos observados buscando confrontar com os estudos desenvolvidos durante a disciplina de Didática 2, ocorrida no segundo período do Curso de Licenciatura em Química. A partir deste momento, nos foi possível refletir com maior clareza sobre os conteúdos e as metodologias aplicadas para o ensino de Química e sobre as novas estratégias, que podem ser utilizadas para explorar os conceitos nesta área de ensino. Ademais, foi possível construir os nexos entre a reflexão teórica conduzida na disciplina de Didática 2 e a prática observada, permitindo que pudéssemos entender que a química, por mais conceitos complexos que possa ter, é possível de ser explorada de modo prazeroso e significativo. Enquanto, futuras licenciadas essa experiência nos trouxe empolgação, zelo pela docência e responsabilidade e vê o quanto a escola é mais complexa do que pensamos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID22234_TB7394_10122023221546.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WENDY NAYLLY FERNANDES" "autor_nome_curto" => "WENDY" "autor_email" => "wendy.naylly@aluno.ifsert" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }