Este resumo de iniciação à docência representa de forma significativa as experiências e reflexões do autor ao longo de sua participação no subprojeto PIBID. O objetivo é apresentar um registro abrangente das vivências e atividades desenvolvidas durante essa jornada. A introdução destaca a importância do contexto em que as atividades ocorreram na Escola Estadual Instituto Vivaldo Pereira, (IVP). Em seguida, uma seção específica é dedicada às atividades realizadas no âmbito do PIBID, abrangendo detalhes sobre a escola, salas de aula, projetos de ensino e participação em eventos de pesquisa e extensão. O relatório também aborda a colaboração com a equipe escolar, destacando a contribuição do autor em atividades de organização, planejamento e desenvolvimento de materiais didáticos. Reflete sobre a jornada desse processo de formação de professores, profundamente influenciado pelas palavras de Paulo Freire. Freire (1997), acreditava que a educação é um ato político, que pode transformar vidas e desafiar as estruturas de poder existentes. Sua abordagem pedagógica enfatizava a importância de uma educação libertadora, na qual os alunos se tornam ativos participantes no processo de aprendizagem, questionando o mundo e se engajando na busca de soluções para os desafios que enfrentam. Por fim, o relatório reflete sobre a jornada do autor como professor em formação, considerando o impacto do PIBID em sua escolha profissional. Evidencia-se a paixão pela docência e a consideração pela educação não apenas como uma ocupação, mas como uma vocação que tem o poder de moldar o futuro. O PIBID é reconhecido como um elemento catalisador nessa trajetória, ampliando horizontes e reforçando o compromisso com a educação.