RELATO DE EXPERIÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE AO ENSINO DE QUÍMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101029 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8681 "inscrito_id" => 17121 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE AO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Este resumo de iniciação à docência representa de forma significativa as experiências e reflexões do autor ao longo de sua participação no subprojeto PIBID. O objetivo é apresentar um registro abrangente das vivências e atividades desenvolvidas durante essa jornada. A introdução destaca a importância do contexto em que as atividades ocorreram na Escola Estadual Instituto Vivaldo Pereira, (IVP). Em seguida, uma seção específica é dedicada às atividades realizadas no âmbito do PIBID, abrangendo detalhes sobre a escola, salas de aula, projetos de ensino e participação em eventos de pesquisa e extensão. O relatório também aborda a colaboração com a equipe escolar, destacando a contribuição do autor em atividades de organização, planejamento e desenvolvimento de materiais didáticos. Reflete sobre a jornada desse processo de formação de professores, profundamente influenciado pelas palavras de Paulo Freire. Freire (1997), acreditava que a educação é um ato político, que pode transformar vidas e desafiar as estruturas de poder existentes. Sua abordagem pedagógica enfatizava a importância de uma educação libertadora, na qual os alunos se tornam ativos participantes no processo de aprendizagem, questionando o mundo e se engajando na busca de soluções para os desafios que enfrentam. Por fim, o relatório reflete sobre a jornada do autor como professor em formação, considerando o impacto do PIBID em sua escolha profissional. Evidencia-se a paixão pela docência e a consideração pela educação não apenas como uma ocupação, mas como uma vocação que tem o poder de moldar o futuro. O PIBID é reconhecido como um elemento catalisador nessa trajetória, ampliando horizontes e reforçando o compromisso com a educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17121_TB8681_04102023183204.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO FÉLIX BARBOSA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "franciscof3lx@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101029 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8681 "inscrito_id" => 17121 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE AO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Este resumo de iniciação à docência representa de forma significativa as experiências e reflexões do autor ao longo de sua participação no subprojeto PIBID. O objetivo é apresentar um registro abrangente das vivências e atividades desenvolvidas durante essa jornada. A introdução destaca a importância do contexto em que as atividades ocorreram na Escola Estadual Instituto Vivaldo Pereira, (IVP). Em seguida, uma seção específica é dedicada às atividades realizadas no âmbito do PIBID, abrangendo detalhes sobre a escola, salas de aula, projetos de ensino e participação em eventos de pesquisa e extensão. O relatório também aborda a colaboração com a equipe escolar, destacando a contribuição do autor em atividades de organização, planejamento e desenvolvimento de materiais didáticos. Reflete sobre a jornada desse processo de formação de professores, profundamente influenciado pelas palavras de Paulo Freire. Freire (1997), acreditava que a educação é um ato político, que pode transformar vidas e desafiar as estruturas de poder existentes. Sua abordagem pedagógica enfatizava a importância de uma educação libertadora, na qual os alunos se tornam ativos participantes no processo de aprendizagem, questionando o mundo e se engajando na busca de soluções para os desafios que enfrentam. Por fim, o relatório reflete sobre a jornada do autor como professor em formação, considerando o impacto do PIBID em sua escolha profissional. Evidencia-se a paixão pela docência e a consideração pela educação não apenas como uma ocupação, mas como uma vocação que tem o poder de moldar o futuro. O PIBID é reconhecido como um elemento catalisador nessa trajetória, ampliando horizontes e reforçando o compromisso com a educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17121_TB8681_04102023183204.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO FÉLIX BARBOSA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "franciscof3lx@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }