Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O POTENCIAL DOS EXOESQUELETOS NA MELHORIA DA ERGONOMIA E SUA MULTIDISCIPLINARIDADE: UMA ABORDAGEM STEAM PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE OCUPACIONAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A metodologia STEAM é uma abordagem educacional que combina ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para incentivar os alunos a investigarem questões do mundo real, estimulando a resolução de problemas através da construção de projetos, que ajudam a melhorar suas habilidades e estimulam seu protagonismo. Esta abordagem multidisciplinar pode ser usada na promoção de ambientes de trabalho e ergonomia, área que estuda o desenvolvimento de ambientes e produtos visando oferecer conforto, para a construção de exoesqueletos que previnem problemas de saúde. Este projeto objetivou utilizar a STEAM como instrumento de desenvolvimento do pensamento científico e protagonismo de alunos dos anos finais do ensino fundamental, através do desenvolvimento de um exoesqueleto mecânico para ajudar pessoas com comorbidades e deficiências físicas. Inicialmente, foram realizadas com os discentes do 9° ano da EMEF. Iraci Rodrigues de Farias Melo, Mogeiro - PB, pesquisas bibliográficas de artigos científicos e relatórios relevantes sobre o uso de exoesqueletos na área da saúde. Em seguida, foram aplicadas entrevistas e questionários semi-estruturados com fisioterapeutas da rede municipal de saúde e seus pacientes, com o objetivo de identificar os principais problemas ergonômicos acometidos pelos pacientes. Os alunos analisaram os dados dos questionários utilizando porcentagem simples, e com base nos resultados, os discentes desenvolveram um protótipo de exoesqueleto funcional utilizando impressão 3D para auxílio da ergonomia dos pacientes. Aplicado o primeiro protótipo do dispositivo, notou-se uma redução dos riscos ocupacionais e a assistência de pessoas com deficiências e problemas físicos melhorou significativamente, promovendo conscientização sobre a importância da saúde ocupacional e o uso de tecnologias inovadoras e sustentáveis, albergando o ODS 3. A construção do protótipo exercitou a multidisciplinaridade, levando os alunos a utilizarem o conhecimento de diversas áreas para a resolução dos problemas de ergonomia estimulando seu protagonismo, criatividade e letramento científico.

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